Arthur Omar, Trinh T. Minh-ha e as respostas à colonização da representação cinematográfica do “real”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n1.1097

Palavras-chave:

Arthur Omar, Documentário, Eurocentrismo, Trinh T. Minh-ha

Resumo

A partir de uma análise de textos, entrevistas e filmes dos cineastas Arthur Omar e Trinh T. Minh-ha, buscaremos compreender as convergências e divergências entre seus modos de pensar a representação fílmica do “real”, em especial em seus modos de questionamento da linguagem documental clássica hegemônica. Os trabalhos de Didi-Huberman (2014, 2015) e Shohat e Stam (2006) nos ajudarão a contextualizar as relações entre colonialismo, imperialismo e eurocentrismo no cinema, estabelecendo as problemáticas a respeito das quais Omar e Minh-ha irão se dedicar em seus trabalhos.

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Biografia do Autor

Rafael de Campos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando e mestre no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Membro do GPESC - Grupo de Pesquisa em Semiótica e Culturas da Comunicação. Porto Alegre (RS) Brasil.

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Publicado

2024-07-02

Edição

Seção

Dossiê