Modulações entre documentário e ficção no filme Iracema - uma transa amazônica
DOI:
https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n2.1161Palavras-chave:
Iracema, Jorge Bodanzky, Documentário, FicçãoResumo
Apresentamos uma análise do filme Iracema - uma transa amazônica, codirigido por Jorge Bodanzky e Orlando Senna, em 1974. Inicialmente trazemos informações sobre o contexto histórico e político em relação à Amazônia no período de sua realização, a fim de destacar aspectos que são significativos para compreender a relevância do filme no contexto do cinema moderno brasileiro. Na sequência apresentaremos informações essenciais sobre a origem do filme, com destaque para elementos que são determinantes na compreensão dos modos de filmagem que seriam adotados em sua produção. Na intenção de promover uma análise original sobre sua fatura fílmica, apresentamos o conceito de modulação entre o documentário e a ficção, situação em que o sujeito que opera a câmera exerce também a posição de diretor do filme, de modo que, desse lugar privilegiado, consegue agenciar as situações e estabelecer operações técnicas que conduzem a filmagem convocando ora convenções do domínio do cinema ficcional, ora convenções do domínio do cinema documental, resultando em um filme cuja dimensão estética é original justamente por ser resultante de determinados atravessamentos entre essas tradições. Para tornar essa leitura objetiva, analisaremos passagens do filme Iracema, a fim de ilustrar determinados argumentos que pretendem esclarecer o que entendemos como gestos de modulação entre a ficção e o documentário que consideramos serem especialmente presentes no filme em questão.
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