Modulações entre documentário e ficção no filme Iracema - uma transa amazônica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n2.1161

Palavras-chave:

Iracema, Jorge Bodanzky, Documentário, Ficção

Resumo

Apresentamos uma análise do filme Iracema - uma transa amazônica, codirigido por Jorge Bodanzky e Orlando Senna, em 1974. Inicialmente trazemos informações sobre o contexto histórico e político em relação à Amazônia no período de sua realização, a fim de destacar aspectos que são significativos para compreender a relevância do filme no contexto do cinema moderno brasileiro. Na sequência apresentaremos informações essenciais sobre a origem do filme, com destaque para elementos que são determinantes na compreensão dos modos de filmagem que seriam adotados em sua produção. Na intenção de promover uma análise original sobre sua fatura fílmica, apresentamos o conceito de modulação entre o documentário e a ficção, situação em que o sujeito que opera a câmera exerce também a posição de diretor do filme, de modo que, desse lugar privilegiado, consegue agenciar as situações e estabelecer operações técnicas que conduzem a filmagem convocando ora convenções do domínio do cinema ficcional, ora convenções do domínio do cinema documental, resultando em um filme cuja dimensão estética é original justamente por ser resultante de determinados atravessamentos entre essas tradições. Para tornar essa leitura objetiva, analisaremos passagens do filme Iracema, a fim de ilustrar determinados argumentos que pretendem esclarecer o que entendemos como gestos de modulação entre a ficção e o documentário que consideramos serem especialmente presentes no filme em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Soranz, Universidade Estadual Paulista

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Multimeios da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor do Departamento de  Audiovisual e Relações Públicas (DARP) e do  Programa  de  Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom) da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Bauru), Brasil.

Referências

COCORICO, Monsieur Pollet. Direção: Jean Rouch. Produção: Institut de Recherches en Sciences Humaines; Les Films de l'Homme. França; Níger, 1974. 93 min., sonoro, colorido.

FURTADO, Gustavo Procopio. The borders of sense: revisiting Iracema, uma transa amazonica (1974), Journal of Latin American Cultural Studies, v. 22, n. 4, p. 399-415, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1080/13569325.2013.840276.

Acesso em: 28 jun. 2024.

GUIMARÃES, César Geraldo. A cena e a inscrição do real, Galáxia, n. 21, p. 68-79, jun. 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/galaxia/article/download/5747/4602/0. Acesso em: 28 jun. 2024.

IRACEMA, uma transa amazônica. Direção: Jorge Bodanzky e Orlando Senna. Produção: Stop Film; Zweites Deutsches Fernsehen (ZDF). Brasil; Alemanha, 1974. 91 min., 16 mm, sonoro, colorido.

MATTOS, Carlos Alberto. Jorge Bodanzky: o homem com a câmera. São Paulo: Imprensa Oficial Do Estado, 2006. Disponível em: https://aplauso.imprensaoficial.com.br/edicoes/12.0.813.173/12.0.813.173.pdf. Acesso em: 29 jun. 2024.

MODULAÇÃO. In: Grande Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (on-line). Disponível em: http://houaiss.uol.com.br/. Acesso em: 29 jun. 2024.

NOGUEIRA, Thyago (org.). Que país é este? A câmera de Jorge Bodanzky durante a ditadura brasileira, 1964-1985. São Paulo: IMS, 2024.

ODIN, Roger. Filme documentário, leitura documentarizante, Significação: Revista de cultura audiovisual, v. 39, n. 37, p. 10-30, jan-jun. 2012. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/download/71238/74234/0. Acesso em: 29 jun. 2024.

ROUCH, Jean. Sobre Alberto Cavalcanti e Jorge Bodanzky, Devires - Cinema e Humanidades, Belo Horizonte, v. 6, n. 1, p. 34-39, jan.-jun. 2009. Disponível em: https://www.devires.org/produto/revista-devires-v-6-n-1-dossie-jean-rouch-i/. Acesso em: 29 jun. 2024.

SORANZ, Gustavo (org.). Filmar a Amazônia. Manaus: Rizoma audiovisual, 2020.

SORANZ, Gustavo. Modulações entre o documentário e a ficção no filme Iracema, uma Transa Amazônica. In: Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte, 12, 2013, Manaus. Anais eletrônicos [...]. Manaus, 2013, p. 1-9: Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/norte2013/resumos/R34-0488-1.pdf. Acesso em: 29 jun. 2024.

XAVIER, Ismail. Iracema: o cinema-verdade vai ao teatro, Devires - Cinema e Humanidades, v. 2, n. 1, p. 70-85, jan-dez. 2004. Disponível em: https://bib44.fafich.ufmg.br/devires/index.php/Devires/article/viewFile/235/103. Acesso em: 28 jun. 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-23

Edição

Seção

Dossiê