O Cinema Nacional Contemporâneo em perspectiva comparada: Uma análise filmosófica de O Meu Nome não é Johnny

Autores

  • Deise Quintiliano Pereira

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v4n2.170

Palavras-chave:

Cinema, Filmosofia, Semiologia, Interdisciplinaridade

Resumo

Uma resposta da película ao futuro da cinematografia pode se condensar no intrigante conceito de filmosofia, porquanto representa uma perspectiva original de apreensão do objeto fílmico. Por essa razão, os pressupostos filmosóficos não confrontam o filme-testemunha, isto é, o espectador, necessariamente com fatos reais; mas com sua própria intrínseca realidade fílmica. O cinema pensa. A câmera vê para além das intenções projetadas pelo cineasta. Estamos diante de uma efetiva semiologia cinematográfica na qual os sentidos serão co-construídos com o auxílio do olhar arguto do observador, que será convidado a revisitar um grande sucesso do cinema nacional contemporâneo: o filme O meu nome não é Johnny.

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Publicado

2016-07-25

Edição

Seção

Temáticas Livres