A cultura participativa no cinema de horror contemporâneo: apontamentos sobre o found footage

Claudio Vescia Zanini

Resumo


O artigo investiga o contexto de estabelecimento do subgênero found footage no cinema de horror contemporâneo. Os conceitos principais para tal são a cultura participativa (Henry Jenkins, 2009) e a reivindicação da veracidade no documentário (Patricia Aufdenheide, 2007). A análise de filmes found footage aponta que sua consolidação ocorreu calcada na mistura entre elementos formais e estilísticos herdados do horror clássico e a cultura participativa, cujos membros recebem e produzem conteúdo simultaneamente.

Palavras-chave


Found footage; Cultura participativa; Reivindicação da veracidade; Cinema de horror

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v5n1.213

Direitos autorais 2016 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual



REBECA - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual

voltar para a revista


A rebeca é uma publicação da SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual

conheça o site da SOCINE


Licença Creative Commons

 Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

 

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia