A cultura participativa no cinema de horror contemporâneo: apontamentos sobre o found footage

Autores

  • Claudio Vescia Zanini UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v5n1.213

Palavras-chave:

Found footage, Cultura participativa, Reivindicação da veracidade, Cinema de horror

Resumo

O artigo investiga o contexto de estabelecimento do subgênero found footage no cinema de horror contemporâneo. Os conceitos principais para tal são a cultura participativa (Henry Jenkins, 2009) e a reivindicação da veracidade no documentário (Patricia Aufdenheide, 2007). A análise de filmes found footage aponta que sua consolidação ocorreu calcada na mistura entre elementos formais e estilísticos herdados do horror clássico e a cultura participativa, cujos membros recebem e produzem conteúdo simultaneamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudio Vescia Zanini, UNISINOS

Professor de língua inglesa e respectivas literaturas da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). É membro fundador do grupo de pesquisas Estudos sobre o Gótico (CNPq), e seus interesses e objetos de pesquisa incluem as interfaces entre a literatura e o cinema de horror, o falso documentário no cinema de horror, e as diversas expressões artísticas do gótico.

Downloads

Publicado

2016-07-31

Edição

Seção

Temáticas Livres