A cultura participativa no cinema de horror contemporâneo: apontamentos sobre o found footage
DOI:
https://doi.org/10.22475/rebeca.v5n1.213Palavras-chave:
Found footage, Cultura participativa, Reivindicação da veracidade, Cinema de horrorResumo
O artigo investiga o contexto de estabelecimento do subgênero found footage no cinema de horror contemporâneo. Os conceitos principais para tal são a cultura participativa (Henry Jenkins, 2009) e a reivindicação da veracidade no documentário (Patricia Aufdenheide, 2007). A análise de filmes found footage aponta que sua consolidação ocorreu calcada na mistura entre elementos formais e estilísticos herdados do horror clássico e a cultura participativa, cujos membros recebem e produzem conteúdo simultaneamente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-07-31
Edição
Seção
Temáticas Livres
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.