Pensamentos e práticas sonoras no documentário: trilha sonora, experimentação e sound design
DOI:
https://doi.org/10.22475/rebeca.v5n1.246Palavras-chave:
Documentário, Trilha sonora, Sound design.Resumo
Neste artigo, lido com pensamentos e práticas sonoras do domínio documental em momentos-chave de sua conformação, especialmente das décadas de 1930 e 1940. Busco colaborar com a construção de uma teoria e história do som fílmico no documentário e, também, com uma espécie de pré-teoria e pré-história do sound design no cinema, debruçando-me sobre transposições, inversões e interpolações da música, voz e ruído nos arcabouços fronteiriços que dividem as típicas funções de cada uma dessas três pistas na trilha sonora. A partir de escritos da época e de análise fílmica, trago para a discussão perspectivas sobre a teoria e prática do som no documentário que podem contribuir com o campo de estudos do som no audiovisual.Downloads
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Publicado
2016-07-31
Edição
Seção
Dossiê
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