Pensamentos e práticas sonoras no documentário: trilha sonora, experimentação e sound design

Autores

  • Renan Paiva Chaves UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v5n1.246

Palavras-chave:

Documentário, Trilha sonora, Sound design.

Resumo

Neste artigo, lido com pensamentos e práticas sonoras do domínio documental em momentos-chave de sua conformação, especialmente das décadas de 1930 e 1940. Busco colaborar com a construção de uma teoria e história do som fílmico no documentário e, também, com uma espécie de pré-teoria e pré-história do sound design no cinema, debruçando-me sobre transposições, inversões e interpolações da música, voz e ruído nos arcabouços fronteiriços que dividem as típicas funções de cada uma dessas três pistas na trilha sonora. A partir de escritos da época e de análise fílmica, trago para a discussão perspectivas sobre a teoria e prática do som no documentário que podem contribuir com o campo de estudos do som no audiovisual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renan Paiva Chaves, UNICAMP

Possui graduação em Música pela Universidade Estadual de Campinas (2012), mestrado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (2015) e realiza atualmente doutorado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas. Dedica-se, em suas pesquisas, à temática do som no cinema não ficcional.

Downloads

Publicado

2016-07-31

Edição

Seção

Dossiê