O beijo da mulher aranha (1981/1985) e as identificações e desidentificações pelas quais nos constituímos subjetivamente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v10n1.703

Palavras-chave:

Cinema LGBTQIA , Identidade de gênero, Sexualidades.

Resumo

O trabalho em questão teve como eixo de análise o filme O beijo da mulher aranha (Kiss of the Spider Woman, Héctor Babenco,1985) e, como ponto de partida, o espetáculo teatral homônimo, de 1981, dirigido por Ivan de Albuquerque. A proposta do artigo foi analisar o filme sob o enfoque dos estudos de gênero e sexualidades e averiguar, criticamente, se a construção de cada um dos personagens centrais do filme, Molina e Valentin, bem como o relacionamento entre eles, apontam para identificações positivas e/ou negativas dos sujeitos LGBTQAI+ com a obra. Construídos em moldes de comportamento dissidentes e hegemônicos, concluiu-se que os dois personagens citados e o filme como um todo favorecem tanto para a discussão cada vez mais atual e necessária acerca do lugar do cinema nos processos de constituição subjetiva dos/as espectadores/as quanto para avaliarmos sua atuação sociocultural enquanto veículo de reafirmação e/ou de desconstrução dos modelos de sexo e gênero dominantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Frederico Bustamante Pontes, Universidade Federal de São João del-Rei

Professor Dr. Adjunto Efetivo da Universidade Federal de São João del-Rei/UFSJ, lotado no Departamento de Artes da Cena/DEACE. Ministra disciplinas nas áreas de interpretação e direção teatrais dos Cursos de Teatro da UFSJ, bem como realiza pesquisas relacionadas ao cinema LGBTQIA+ e aos estudos de gênero e sexualidades. Mestre em Artes Cênicas pela Uniersidade de São Paulo/USP, Bacharel em Direção Teatral pela UNIRIO e licenciado em Artes Cênicas também pela UNIRIO. Ator e diretor teatral desde 1987.

Downloads

Publicado

2021-08-20

Edição

Seção

Dossiê