Cinema e História: uma proposta educativa

Entrevista com Silvio Tendler

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n2.993

Palavras-chave:

História, Documentário, Silvio Tendler, Educação

Resumo

Entrevista com o cineasta, professor e historiador Silvio Tendler ocorrida na cidade do Rio Janeiro, em novembro de 2019.  A conversa partiu da problematização entre cinema e história, e as vivências, experiências do cineasta na elaboração de seus filmes.  O encontro oportunizou também vivenciar o processo de elaboração e montagem do filme autobiográfico Nas asas da Pan Am (2020). É recorrente, nos filmes de Tendler, a presença de elementos estéticos que conduzem a narrativa das cinebiografias para a reconstrução de narrativas historicamente conduzidas pelo olhar zeloso com as histórias do passado e a transposição na exposição fílmica. Os registros factuais da história de muitos personagens brasileiros são resgatados das memórias do cineasta e dos documentos de arquivos que configuram a representação de si e de outras histórias, criando memórias e realidades vivenciadas ao longo da carreira. A entrevista guia o leitor a refletir sob quais narrativas o cinema pode atuar como formação cultural ampla e com capacidade de elaboração do passado na representação do cotidiano a partir do olhar contra-hegemônico de Tendler na atualidade dos fatos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kênia Faria Brant , Instituto Federal Minas Gerais

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professora de Arte do Instituto Federal Minas Gerais (IFMG) – Campus Governador Valadares. Coordena projeto de ensino e extensão universitária de cineclube. Membra do Conselho Municipal de Cultura (Governador Valadares), Brasil.

Robson Loureiro, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Departamento de Educação, Política e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação, Filosofia e Linguagens do Centro de Educação da UFES, Brasil.

Rafael Nogueira Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar em Meio Ambiente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professor do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento da UFRJ – Campus Macaé. Bolsista do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ, E-26/201.321/2022), Brasil.

Referências

AUAD, Pedro Henrique Trindade Kalil. O surgimento do documentário sobre Rock ou o Rockumentary, Doc On-line, n. 12, ago. 2012, www.doc.ubi.pt, p. 59-74.

BRASIL, Márcia Paterman. História e utopia: o documentário de Silvio Tendler. Dissertação (Mestrado). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.

BRITTO, Maria Clara. Documentário “O cinema segundo Vladimir Carvalho” será exibido no Cine Brasília, Correio Brasiliense, 31 jan. 2023. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/diversao-e-arte/2023/01/5069988-documentario-o-cinema-segundo-vladimir-carvalho-sera-exibido-no-cine-brasilia.html. Acesso em: 29 nov. 2023.

CALIBAN Produções Cinematográficas. Rio de Janeiro. Online. Disponível em: http://www.caliban.com.br. Acesso em: 15 jul. 2023.

CALIBAN Cinema. Caliban Cinema e Conteúdo. YouTube. Disponível em: https://www.youtube.com/@calibancinema. Acesso em: 18 nov. 2023.

CABRA marcado para morrer. Direção: Eduardo Coutinho. Brasil, 1984. 119 min., sonoro, colorido/preto e branco.

CORINGA. Direção: Todd Phillips. Estados Unidos, 2019. 122 min., sonoro, colorido.

CRISE (Crisis). Direção: Robert Drew. Estados Unidos, 1963. 53 min., sonoro, preto e branco.

CONY, Carlos Heitor. O ato e o fato: o som e a furia do que se viu no golpe de 1964. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2014 [1964].

DESLEMBRO. Direção: Flávia Castro. Brasil, 2019. 96 min., sonoro, colorido.

KIRONGOZI, mestre caçador. Direção: Geraldo Junqueira de Oliveira. Brasil, 1957. 76 min., sonoro, preto e branco.

LINS, Consuelo. O documentário de Eduardo Coutinho: televisão, cinema e vídeo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. São Paulo: Papirus, 2005.

PRIMÁRIAS (Primary). Direção: Robert Drew. Estados Unidos, 1960. 60 min., sonoro, preto e branco.

RAMOS, Fernão Pessoa (org.). Teoria Contemporânea do Cinema: documentário e narratividade ficcional. São Paulo: Editora SENAC, 2005. vol. II.

RAMOS, Fernão Pessoa. Mas afinal...o que é mesmo documentário? São Paulo: Editora SENAC, 2008.

TENDLER, Silvio. Filmografia. Caliban Produções Cinematográficas. 2016. Disponível em: https://caliban.com.br/filmografia. Acesso em: 3 out. 2023.

Downloads

Publicado

2024-12-23

Edição

Seção

Entrevistas