Edgard Navarro e o escracho da história.

Authors

  • Geraldo Blay Roizman Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v10n1.645

Keywords:

Edgard Navarro, Cinema experimental, Super-8, corpo, contracultura

Abstract

     Se fossemos localizar O Rei do Cagaço, 1977, dentro do universo cinematográfico de Edgard Navarro, ele faria parte, de forma mais geral, do chamado surto superoitista no Brasil, e do grande ciclo de filmes realizados em Super-8 na década de 70 que participaram de festivais da época, especificamente das chamadas Jornadas de Cinema da Bahia, e que possuíam, em geral, um forte teor provocativo ao mesmo tempo poético e político, e principalmente um sentido muito preciso de despojamento na flexibilização da linguagem possibilitada pela novidade da bitola.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Geraldo Blay Roizman, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

GERALDO BLAY ROIZMAN, 1965, é cineasta e artista plástico desde 1989, formado em Arquitetura e Urbanismo pela PUCCAMP 1987, com Mestrado em Artes Visuais pelo instituto de Artes da UNESP/SP intitulado “Mário Peixoto, um olhar fenomenologico“ de 2003. Doutorado concluído em junho de 2019 no Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais, Linha de Pesquisa: História, Teoria e Crítica na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo intitulado: Os Superoutros:“Corpos em movimento no cinema superoitista dos anos 1970 no Brasil”

Published

2021-08-20

Issue

Section

Out of frame