Da Portela para a Mangueira: um passeio pela mediação nos documentários O mistério do samba e O samba que mora em mim

Autores/as

  • Guilherme Carréra Campos Leal

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v5n2.217

Palabras clave:

Samba, Documentário, Mercado cinematográfico, Representação

Resumen

O presente artigo tem como premissa apresentar dados sobre a produção documentária brasileira focada na temática do samba (a partir da base da Agência Nacional do Cinema, do Portal Filme B e da Cinemateca Brasileira), a fim de analisar particularmente dois documentários de longa-metragem interessados na representação desse universo no cinema. O mistério do samba (Carolina Jabor e Lula Buarque de Hollanda, 2008) e O samba que mora em mim (Georgia Guerra-Peixe, 2012) enfocam personagens e lugares historicamente associados à discussão: a Velha Guarda da Portela, no subúrbio de Oswaldo Cruz, e os moradores do Morro da Mangueira, respectivamente. Questões sobre a relação estabelecida entre quem filma e quem é filmado são o cerne deste artigo, cujo objetivo é pôr luz sobre o debate que circunda a realização de documentários sobre samba no Brasil.

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Biografía del autor/a

Guilherme Carréra Campos Leal

Guilherme Carréra é doutorando em Artes e Mídia na University of Westminster, em Londres, Reino Unido, com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). 

Publicado

2017-03-31

Número

Sección

Temáticas libres