v. 5 n. 2 (2016): REBECA 10

					Visualizar v. 5 n. 2 (2016): REBECA 10
Dossiê: Africanidades
Publicado: 2017-03-31

Edição completa

Editorial

  • Editorial

    Alessandra Soares Brandão
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v5n2.422

Apresentação do Dossiê

  • As africanidades e suas asperezas

    Amaranta Cesar, Lúcia Ramos Monteiro
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v5n2.420

Dossiê

  • Cosmopoéticas da descolonização e do comum: inversão do olhar, retorno às origens e formas de relação com a terra nos cinemas africanos

    Marcelo R. S. Ribeiro
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v5n2.376
  • Guiné-Bissau: do cinema de Estado ao cinema fora do Estado

    Paulo Cunha, Catarina Laranjeiro
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v5n2.373
  • Cinema de Moçambique no pós-independência: uma trajetória

    José de Sousa Miguel Miguel Lopes
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v5n2.223
  • Análise do documentário A Batalha de Adwa, de Haile Gerima: entre memória coletiva e símbolos nacionais etíopes

    Marina Annie Berthet, Carlos Reyna
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v5n2.378
  • Cindir a cena, partilhar o cinema: sobre Bamako, de Abderrahmane Sissako

    Roberta Oliveira Veiga
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v5n2.394
  • “Eu não quero ter um mundo de uma cor só”: trajetória, autoria e estilo nos filmes do cineasta Flora Gomes

    Jusciele Conceição Almeida de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v5n2.377
  • Sobre a colonialidade do pensamento em imagens e a reinvenção da negritude no Fespaco: maior festival de cinema africano

    Maíra Zenun de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v5n2.384

Temáticas Livres

  • Filme-desvio: do planejamento às contradições

    Tatiana Hora Alves de Lima
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v5n2.254
  • “Tercer Cine Cordobés”: formas de la representación del otro

    Ximena Triquell
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v5n2.210
  • La dimensión fractal del teatro en el cine argentino contemporáneo: formas que se asemejan en diferentes escalas

    Carolina Soria
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v5n2.216
  • Da Portela para a Mangueira: um passeio pela mediação nos documentários O mistério do samba e O samba que mora em mim

    Guilherme Carréra Campos Leal
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v5n2.217

Entrevistas

  • “Precisamos vestirmo-nos com a luz negra”: entrevista com Florentino Flora Gomes

    Jusciele Conceição Almeida de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v5n2.401

Resenhas, Críticas e Traduções

  • A mobilidade enraizada: contradições do cinema africano

    Dudley Andrew
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v5n2.404
  • Cinema africano: perturbando a ordem (cinemática mundial)

    Kenneth W. Harrow
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v5n2.418
  • Fluxo: para a compreensão da programação televisiva

    Gilberto Alexandre Sobrinho
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v5n2.410

Fora de Quadro

  • Antigas salas de cinema de Moçambique: um breve panorama de vestígios do passado e condições atuais

    Chico Carneiro
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v5n2.421