As situações de escuta em O sol sangra e A poeira e o vento

Autores/as

  • Sérgio Puccini Soares Universidade Federal de Juiz de Fora (IAD-UFJF)

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v5n1.241

Palabras clave:

Documentário, Som, Escuta.

Resumen

O artigo apresenta uma análise do média-metragem O sol sangra, de Val Barros, e do curta A poeira e o vento, de Marcos Pimentel, centrando a atenção em uma certa noção de silêncio trabalhada nos dois filmes. Em ambos os filmes observamos a quase total ausência do verbo em sua condução discursiva. Suas trilhas sonoras serão marcadas pelas ambiências e pela música. Antes do registro de pessoas em ato enunciativo teremos a valorização de registros de pessoas em situação de escuta.

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Biografía del autor/a

Sérgio Puccini Soares, Universidade Federal de Juiz de Fora (IAD-UFJF)

Professor adjunto do Bacharelado em Cinema e Audiovisual e do Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens do Instituto de Artes e Design, Universidade Federal de Juiz de Fora (IAD-UFJF). Mestre e doutor em cinema pelo Programa de Pós-Graduação em Multimeios IA-UNICAMP. Pós-doutor pela Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3, com bolsa da FAPEMIG. É autor do livro

Publicado

2016-07-31

Número

Sección

Dossier