Festivais de documentário em perspectiva sociohistórica

Autores

  • Bianca Salles Pires Atualmente é pesquisadora no projeto "Públicos iberoamericanos del cine mexicano de la época de oro: Trayectorias de una identidad cinematográfica compartida" (Edital PROCINE 2021, executado pelas UNAM e UAM-I, México) Doutora pelo PPGSA, Universidade Federal do Rio de Janeiro. https://orcid.org/0000-0002-9348-1127
  • Juliana Muylaert Mager Realiza estágio de pós-doutorado no Laboratório de História Oral e Imagem da UFF.

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v10n2.788

Palavras-chave:

Festivais de cinema, Documentário, Investigação

Resumo

Resenha do livro: VALLEJO, Aida; WILTON, Ezra (ed.). Documentary Film Festival v.1. Switzerland: Frame Film Festival, 2020.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bianca Salles Pires, Atualmente é pesquisadora no projeto "Públicos iberoamericanos del cine mexicano de la época de oro: Trayectorias de una identidad cinematográfica compartida" (Edital PROCINE 2021, executado pelas UNAM e UAM-I, México) Doutora pelo PPGSA, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Doutora em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (UFRJ, 2019), realiza pesquisas etnográficas junto aos públicos de cinema no Rio de Janeiro desde a licenciatura, em ciências sociais (PPGS/UFF, 2013; Bacharel e licenciada em Ciências Sociais/UFF, 2008). Para a investigação de doutoramento, trabalhou com a sócio-história de festivais de cinema e a formação de públicos cinéfilos. Em seu último trabalho publicado (Pires, 2021), analisa as transformações ocorridas nos eventos audiovisuais brasileiros e mexicanos em consequência da pandemia, trazendo reflexões sobre as dinâmicas de interações virtuais que nascem no marco dos festivais online.

Juliana Muylaert Mager, Realiza estágio de pós-doutorado no Laboratório de História Oral e Imagem da UFF.

Juliana Muylaert é doutora em História pelo PPGH/UFF, onde atualmente realiza estágio de pós-doutorado sobre festivais de cinema documentário e etnográfico, discutindo as relações entre cultura audiovisual, memória e história pública. É autora de artigos na área, com destaque para o livro Jogo de cena: história, memória e testemunho no documentário de Eduardo Coutinho (2021) publicado pela Alameda Editorial. É pesquisadora associada do Laboratório de História Oral e Imagem da UFF e integra a Redoc - Rede latino-americana de investigação de documentários.

Downloads

Publicado

2021-11-27

Edição

Seção

Resenhas, Críticas e Traduções