Relações institucionais e programação de filmes: o caso do Centro Cultural São Paulo e da Cinemateca Brasileira entre os anos de 1982 e 1985

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v11n2.849

Palavras-chave:

Programação cinematográfica, Política pública, Preservação audiovisual, Exibição cinematográfica

Resumo

No presente artigo, procuramos abordar de que maneira a programação da sala de cinema Lima Barreto, no Centro Cultural São Paulo, em seus três primeiros anos (1982-1985), reflete as relações institucionais existentes entre a Fundação Cinemateca Brasileira e a Prefeitura de São Paulo, por meio da então recém-criada Secretaria Municipal de Cultura. Dessa maneira, pretendemos esboçar uma melhor compreensão sobre por que a Cinemateca esteve, num primeiro período, tão envolvida com a programação do centro cultural, mas logo acabou se afastando. Também nos interessa tratar aqui do conteúdo dessa programação e do contexto cultural envolvendo o circuito de exibição cinematográfico naquele momento na cidade de São Paulo, a fim de tentar entender os caminhos tomados pelo setor de programação de cinema do Centro Cultural, a partir de seu distanciamento da Cinemateca Brasileira.

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Biografia do Autor

Liciane Timoteo de Mamede, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Multimeios da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Mestre em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar – e em Valorização do Patrimônio Cinematográfico pela Universidade Paris 8.

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Publicado

2023-01-30

Edição

Seção

Dossiê