O presente absoluto da palavra

entrevista com Eduardo Coutinho (In memorian)

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.22475/rebeca.v12n2.1032

Mots-clés :

Eduardo Coutinho, Documentário, Cinema brasileiro

Résumé

Há 20 anos, Eduardo Coutinho (1933-2014) foi entrevistado pela pesquisadora, docente e cineasta Anita Leandro e pelo antropólogo e cineasta Marc-Henri Piault, após as gravações de Peões (2004). Publicada inicialmente em francês, em 2005, sob o título Le présent absolu de la parole. Sur Eduardo Coutinho, na revista FAL MAG (Revue France Amérique Latine), a entrevista – agora publicada pela primeira vez em português – traz diversas reflexões sobre a práxis documental de Coutinho, a partir da realização de Peões.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Anita Leandro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Estudos Cinematográficos e Audiovisuais pela Universidade de Paris III (Sorbonne-Nouvelle). Realizou pós-doutorado na Paris III (Estágio Sênior Exterior-CAPES). Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro (RJ). Brasil.

Marc-Henri Piault, Universidade de Paris IV (Paris-Sorbonne)

Doutor em Letras e Ciências Humanas pela Universidade de Paris IV (Paris-Sorbonne). Antropólogo e cineasta. Na França foi professor e pesquisador na Universidade Paris X – Nanterre, Universidade de Aix-Marseille, Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne e na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais. No Brasil, foi professor visitante na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.  

Téléchargements

Publiée

2024-01-13

Numéro

Rubrique

Entretiens