Objetificação da mulher e pathosformel do olhar masculino em Iracema - uma transa amazônica

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DOI :

https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n2.1153

Mots-clés :

Escopofilia, Pathosformel, Mulher, Olhar, Imagens

Résumé

Em meio a uma realidade brasileira precária e pouco conhecida da região amazônica, diante da hostilidade da natureza e da exploração impiedosa dos homens, este trabalho busca pensar os modos de objetificação da mulher no cinema em Iracema - uma transa amazônica (1974) a partir do trabalho de teóricas feministas do cinema e do conceito de escopofilia desenvolvido por Sigmund Freud e por elas utilizado. Procura, também, a partir da realidade misógina e patriarcal com que Iracema é tratada no transcorrer do filme, pensar esta obra como sobrevivência do olhar masculino e objetificante - tema que John Berger (2022) evidenciou nos anos de 1970 ao comparar pinturas europeias do século XV e campanhas publicitárias. Recorremos ao conceito de sobrevivência a partir das reflexões de Aby Warburg, no que diz respeito ao conceito de Nachleben, termo de difícil tradução e que se relaciona por sua vez com suas reflexões sobre a fórmula de páthos ou pathosformel, para pensar um pathosformel do olhar masculino em Iracema - uma transa amazônica. Essa escolha teórico-metodológica nos ajuda a assinalar o sentido da criação de movimentos e manifestações de críticas e resistências à preponderância massiva e industrial desse modelo de produção do olhar, não apenas no período em que o filme foi produzido e veiculado, mas também em nossa contemporaneidade, 50 anos depois. Evidenciamos, ainda, como no advento das redes sociais os modos de construção masculina e objetificante do olhar podem ser encontrados em diversas mídias digitais, como também manifestações de críticas, resistências e contrapropostas que trazem outros modos de se construir o olhar da câmera.

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Bibliographies de l'auteur

Gabriela Frota Reinaldo, Universidade Federal do Ceará

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (UFC), Brasil. Realizou Pós-doutorado Sênior no Departamento de História da Arte da Universidade de Cambridge, Inglaterra.

Aluísio Lima, Universidade Federal do Ceará

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Lider do Paralaxe: Grupo Interdisciplinar de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Psicologia Social Crítica, Arte e Comunicação da UFC. Bolsista de Produtividade PQ 1D do CNPq, Brasil.

Aline Rebouças, Universidade Federal do Ceará

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC. Pesquisadora integrante do Paralaxe: Grupo Interdisciplinar de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Psicologia Social Crítica, Arte e Comunicação da UFC, Brasil.

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Publiée

2024-12-23

Numéro

Rubrique

Dossier