Identidade em crise

A noção de mineiridade em O Padre e a Moça

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DOI :

https://doi.org/10.22475/rebeca.v12n1.864

Mots-clés :

Identidade, Tradição, Religiosidade, Crise

Résumé

O presente texto busca perceber a formação da identidade dos personagens do filme O Padre e a Moça, primeiro longa-metragem dirigido por Joaquim Pedro de Andrade, ao tratar da questão da “mineiridade”. Com isso, pretende-se compreender como os conflitos identitários dos personagens estão relacionados com a própria crise de uma identidade hegemônica nacional, que também reflete na instituição da linguagem cinematográfica particular do cineasta. Por fim, percebe-se de que modo a poesia e o cinema são mobilizados por Joaquim Pedro de Andrade para apreender a modernidade e as próprias configurações do tempo.

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Bibliographies de l'auteur

Thiago Henrique Leão Leão Gomes, Universidade Federal de Ouro Preto

Bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), graduando em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Mestre em Comunicação pela UFOP. Ouro Preto (MG). Brasil.

Cláudio Rodrigues Coração, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Comunicação: Meios e Processos Audiovisuais pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Curso de Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Ouro Preto (MG). Brasil.

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Publiée

2023-07-30

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