Acid Western – Contracultura, existencialismo e as fronteiras do gênero western

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.22475/rebeca.v11n2.867

Mots-clés :

Contracultura, Existencialismo, Western

Résumé

O presente trabalho pretende explorar o termo acid western, usado para categorizar um pequeno grupo de exemplares do gênero western com certas afinidades temáticas e estilísticas. A partir das noções de Rick Altman e Jim Kitses acerca do western como gênero cinematográfico e do conceito de acid western, esboçado e posteriormente elaborado pelos críticos Pauline Kael e Jonathan Rosenbaum, respectivamente, nosso intuito será o de investigar, a partir do corpus fílmico selecionado, o que poderia unir de maneira significativa tais filmes, além da simples adjetivação ilustrativa.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Gabriel Bueno Lisboa, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Multimeios da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sob a orientação do Prof. Dr. Ignacio Del Valle Dávila.

Références

A VINGANÇA DE UM PISTOLEIRO. Direção: Monte Hellman. Produção: Monte Hellman. Jack H. Harris Enterprises. Estados Unidos, 1966. Título original: Ride in the Whirlwind.

ALTMAN, Rick. Film Genre. Londres: British Film Institute, 1999.

BANDY, Mary Lea; STOEHR, Kevin. Ride, Boldly Ride: The Evolution of the American Western. [Califórnia]: University of California Press, 2012.

BARRETT, Gerald. From Prince to Fool: An Interview with Robert Downey. Journal of Popular Film, v. 4, n. 3, 1975, p. 258-267.

BECKETT, Samuel. Esperando Godot. Tradução e prefácio: Fábio de Souza Andrade São Paulo: Cosac Naify, 2015.

BROWNRIGG, Mark. Film Music and Film Genre. [Stirling]: University of Stirling, 2003.

CAMUS, Albert. O Mito de Sísifo. Rio de Janeiro: Record, 2010.

COMPO, Susan A. Warren Oates: A Wild Life. [Kenteucky]: University Press of Kentucky, 2009.

DAWSON, Nick. Dennis Hopper: Interviews. [Mississippi]: University Press of Mississippi, 2012.

DISPARO PARA MATAR. Direção: Monte Hellman. Produção: Jack Nicholson. Jack H. Harris Enterprises. Estados Unidos, 1966. Título original: The Shooting.

EBERT, Roger. The Hired Hand. RogerEbert.Com, 2007 [1972]). Disponível em: https://www.rogerebert.com/reviews/the-hired-hand-1972. Acesso em: 5 abr. 2022.

EL TOPO. Direção: Alejandro Jodorowsky. Produção: Juan López Moctezuma. ABKCO Films. México, 1970.

GABERSCEK, Carlo. Zapata Westerns: The Short Life of a Subgenre (1966-1972). Bilingual Review, v. 29, 2008, p. 45-58.

GARCIA, Estevão. O México de Alejandro Jodorowsky em La montaña sagrada. Cinémas d'Amérique Latine, n. 20, 2012, p. 4-23.

GITLIN, Todd. The Sixties: Years of Hope, Days of Rage. Nova York: Bantam, 1993.

GODFREY, Nicholas. The Limits of Auteurism: Case Studies in the Critically Constructed New Hollywood. New Brunswick: Rutgers University Press, 2018.

GREASER’S PALACE. Direção: Robert Downey. Produção: Cyma Rubin. Cinema 5. Estados Unidos, 1972.

HEFFERNAN, Nick. No Parents, No Church, No Authorities in Our Films: Exploitation Movies, the Youth Audience, and Roger Corman’s Counterculture Trilogy. Journal of Film and Video, v. 67, n. 2, 2015, p. 3-20.

HOBERMAN, J.; ROSENBAUM, Jonathan. Midnight Movies. New York: Harper & Row, 1983.

HOBSBAWM, Eric J. A Era dos Extremos. O breve século XX 1914-1991. São Paulo: Cia. das Letras, 1995.

HOMEM MORTO. Direção: Jim Jarmusch. Produção: Demetra J. MacBride. Miramax Films. Estados Unidos, 1995.Título Original: Dead Man.

IVAN-ZADEH, Larushka. El Topo: The weirdest western ever made. BBC, 23 jul. 2020. Culture. Disponível em: bbc.com/culture/article/20200723-el-topo-the-weirdest-western-ever-made. Acesso em: 5 abr. 2022.

KAEL, Pauline. El Poto-Head Comics. The New Yorker, Nova York, 20 nov. 1971. The Current Cinema, p. 212. Disponível em: https://www.newyorker.com/magazine/1971/11/20/el-poto-head-comics-the-current-cinema. Acesso em: 5 abr. 2022.

KITSES, Jim. Horizons West: Directing the West from John Ford to Clint Eastwood. Londres: BFI Publishing, 2004.

MCCABE, Taryn. Monte Hellman and the birth of the acid western. White Little Lies, 23 out. 2016. Articles/In praise of. Disponível em: https://lwlies.com/articles/monte-hellman-birth-of-the-acid-western/. Acesso em: 5 abr. 2022.

MCGEE, Patrick. From Shane to Kill Bill: Rethinking the Western. Malden, MA: Blackwell Pub, 2007.

MELIA, Matthew. Landscape, imagery and symbolism in Alejandro Jodorowsky's 'El Topo'. In: BROUGHTON, Lee, (ed.) Reframing cult westerns: From The Magnificent Seven to The Hateful Eight. Londres: Bloomsbury Academic, 2020.

NEALE, Steve. Genre and Hollywood. London: Sightlines, 2000.

O ÚLTIMO FILME. Direção: Dennis Hopper. Produção: Paul Lewis. Universal Pictures. Estados Unidos, 1971. Título Original: The Last Movie.

PISTOLEIRO SEM DESTINO. Direção: Peter Fonda. Produção: William Hayward. Universal Studios. Estados Unidos, 1971. Título Original: The Hired Hand.

ROSENBAUM, Jonathan. Acid Western. Chicago Reader, Chicago, 28 jun. 1996. Disponível em: https://jonathanrosenbaum.net/2021/02/acid-western/. Acesso em: 5 abr. 2022.

ROSENBAUM, Jonathan; JARMUSCH, Jim. A Gun Up Your Ass An Interview with Jim Jarmusch. Cinéaste, v. 22, n. 2, 1996, p. 20-23.

SCHATZ, Thomas. Hollywood Genres: Formulas, Filmmaking, and the Studio System. Nova York: Random House, 1981.

SLOTKIN, Richard. Gunfighter Nation: The Myth of the Frontier in Twentieth-Century America. Nova York: Atheneum, 1992.

SOUSA, César Henrique Guazzelli e. A Subversão da Fronteira: O Spaghetti Western como crítica ao ideal de progresso. Goiânia: Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2014.

STEVENS, Brad. Monte Hellman: His Life and Films. Jefferson, NC: McFarland & Company, 2003.

TAYLOR, Rumsey et al. Acid Westerns. NotComing, 1 abr. 2013. Features. Disponível em: http://notcoming.com/features/acidwesterns/. Acesso em: 5 abr. 2022.

THRIFT, Matthew. 10 great acid westerns. British Film Institute, 9 jan. 2020. Lists. Disponível em: www.bfi.org.uk/lists/10-great-acid-westerns. Acesso em: 5 abr. 2022.

TSIMPOUKI, Theodora. The Sixties are Dead: Long Live Their Legacy: The Politics and Poetics of Counterculture. GRAMMA. Journal of Theory and Criticism, v. 16, 2009, p. 45-66.

WOLLEN, Peter. Signos e significação no cinema. Lisboa: Livros Horizonte, 1984.

Téléchargements

Publiée

2023-01-30

Numéro

Rubrique

Thématiques Libres