Uma entrevista com Claudia Gorbman

Autores

  • Fernando Morais da Costa UFF
  • Rodrigo Carreiro UFPE
  • Suzana Reck Miranda UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v5n1.364

Palavras-chave:

Entrevista, Claudia Gorbman, Som de filme, Música de filme

Resumo

Entrevista com Claudia Gorbman, professora da Universidade de Tacoma, em Washington (EUA), e autora de um dos mais importantes estudos sobre o uso da música no cinema, o livro “Unheard Melodies”, baseado em sua tese de Doutorado e publicado originalmente em 1987. Entre outros assuntos, Gorbman comenta o estado atual das pesquisas nos campos da música e do som de filmes e fala sobre tendências importantes de usos de música, voz e efeitos sonoros nos filmes contemporâneos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Morais da Costa, UFF

Fernando Morais da Costa é professor do Departamento de Cinema e Vídeo e do PPGCOM da Universidade Federal Fluminense. É doutor em Comunicação pela mesma instituição. Suas pesquisas têm como interesse principal o som no cinema. É autor de O Som no cinema brasileiro (Rio de Janeiro: 7Letras, 2008).

Rodrigo Carreiro, UFPE

Rodrigo Carreiro é professor do PPGCOM e do Bacharelado em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Pernambuco, onde cursou Mestrado e Doutorado em Comunicação. É autor de Era uma vez no spaghetti western: o estilo de Sergio Leone (Editora Estronho, 2014).

Suzana Reck Miranda, UFSCar

Suzana Reck Miranda é professora do Departamento de Artes e Comunicação e do Programa de Pós Graduação em Imagem e Som, ambos da Universidade Federal de São Carlos. É bacharel em música (piano) pela Universidade Federal de Santa Maria, mestre e doutora em Multimeios (cinema) pela Universidade Estadual de Campinas. É uma das líderes do Grupo de Pesquisa CNPq Cinemídia - Estudos sobre História e Teoria das Mídias Audiovisuais.

Downloads

Publicado

2016-07-31

Edição

Seção

Entrevistas