Modos de atuação na “trilogia do palco”

o ator e a atriz em Jogo de Cena, Moscou e As Canções

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v12n2.988

Palavras-chave:

Estudos Atorais, Atuação no documentário, Eduardo Coutinho, James Naremore

Resumo

O artigo se debruça sobre as diferentes formas de atuação presentes no cinema documentário, tendo como objeto a obra de Eduardo Coutinho, em particular os filmes Jogo de Cena (2007), Moscou (2009) e As Canções (2011). Buscamos analisar a figura do ator profissional nos filmes de Coutinho traçando um paralelo com a participação dos atores não profissionais, protagonistas frequentes de sua obra. Cada um desses documentários carrega questões que se colocam desde a obra pregressa e, ao mesmo tempo, apontam para desdobramentos que ecoam no filme seguinte. Analisá-los em conjunto significa compreender o discurso que vai além de cada obra, delimitando a existência de uma trilogia que o pesquisador Fábio Andrade (2013) batizou de “trilogia do palco”, termo que tomamos de empréstimo neste artigo. É a essa fase final da cinematografia de Eduardo Coutinho que dedicaremos as análises, utilizando o campo dos estudos atorais no cinema, sobretudo James Naremore (1988) e Jacqueline Nacache (2012). Sendo assim, as ferramentas para compreender o jogo do ator e da atriz foram deslocadas para a investigação das formas de representação no domínio do documentário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luíza Zaidan Granato, Universidade Estadual de Campinas

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Multimeios da Universidade Estadual de Campinas  (UNICAMP). Campinas (SP). Brasil. 

Pedro Guimarães, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Cinema e Audiovisual pela Universidade Sorbonne Nouvelle (Paris III). Professor do Departamento de Cinema e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Multimeios da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas (SP). Brasil.

Referências

ANDRADE, Fábio. O Canto dos Mortos: As Canções de Eduardo Coutinho. In: OHATA, Milton (Org.). Eduardo Coutinho. São Paulo: Cosac Naify; SESC, 2013. p. 649-657.

AS CANÇÕES. Direção: Eduardo Coutinho. Brasil: 2011.

BARON, Cynthia; CARNICKE, Sharon Marie. Reframing screen performance. Michigan: The University of Michigan Press, 2008.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: Magia e técnica, arte e política. São Paulo, Brasiliense, 1996.

BERNARDET, Jean-Claude. Jogo de Cena. In: OHATA, Milton (Org.). Eduardo Coutinho. São Paulo: Cosac Naify; SESC, 2013. p. 627-636.

BEZERRA, Cláudio. Um documentarista à procura de personagens. In: OHATA, Milton (org). Eduardo Coutinho. São Paulo: Cosac Naify: SESC, 2013. p. 400 - 413.

BRECHT, Bertolt. Estudos sobre o teatro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.

COMOLLI, Jean-Louis. Ver e Poder: A inocência perdida: cinema, televisão, ficção, documentário. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

DE FRANCE, Claudine. Cinema e antropologia. Tradução de Március Freire. Campinas: Unicamp, 1998.

GOFFMAN, Erving. Representação do Eu na Vida Cotidiana. São Paulo: Editora Vozes, 2001.

GOFFMAN, Erving. Frame Analysis: An Essay on the Organization of Experience. Boston: Northeastern University Press, 1974.

JOGO DE CENA. Direção: Eduardo Coutinho. Brasil: 2007.

MATTOS, Carlos Alberto. As Sete faces de Eduardo Coutinho. São Paulo: Boitempo; Itaú Cultural; Instituto Moreira Salles, 2019.

MOSCOU. Direção: Eduardo Coutinho. Brasil: 2009.

NACACHE, Jacqueline. O Ator de Cinema. Lisboa: Texto & Grafia, 2012.

NAREMORE, James. Acting in the cinema. Berkeley: University of California Press, 1988.

PEIXOTO, Inês. [Correspondência]. Destinatário: Eduardo Coutinho. Belo Horizonte, 2009. 1 email. Acervo do Instituto Moreira Salles, exibido na exposição Ocupação Coutinho. Realização: Itaú Cultural; Curadoria: Itaú Cultural e Carlos Alberto Mattos. São Paulo, 2019.

RAMOS, Fernão Pessoa. A mise-en-scène do documentário: Eduardo Coutinho e João Moreira Salles. Rebeca – Revista Brasileira de estudos de cinema e audiovisual, v. 1, n. 1, p. 16-53, 2012.

SCHECHNER, Richard. O que é Performance?. O Percevejo – Revista de Teatro, Crítica e Estética, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, ano 11, n. 12, p. 25-50, 2003.

SCHEINFEIGEL, Maxime. Jean Rouch. Paris: CNRS Éditions, 2008.

STANISLAVSKI, Constantin. A preparação do ator. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

TORRES, Fernanda. [Correspondência]. Destinatário: Eduardo Coutinho. Rio de Janeiro, 2007. 1 email. Acervo do Instituto Moreira Salles, exibido na exposição Ocupação Coutinho. Realização: Itaú Cultural; Curadoria: Itaú Cultural e Carlos Alberto Mattos. São Paulo, 2019.

WAUGH, Thomas. The Right to play oneself - Looking Back on Documentary Film. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2011.

XAVIER, Ismail. O Jogo de Cena e as outras cenas. In: OHATA, Milton (Org.). Eduardo Coutinho. São Paulo: Cosac Naify; SESC, 2013. p. 604-627.

Downloads

Publicado

2024-01-13

Edição

Seção

Dossiê