Modos de atuação na “trilogia do palco”
o ator e a atriz em Jogo de Cena, Moscou e As Canções
DOI :
https://doi.org/10.22475/rebeca.v12n2.988Mots-clés :
Estudos Atorais, Atuação no documentário, Eduardo Coutinho, James NaremoreRésumé
O artigo se debruça sobre as diferentes formas de atuação presentes no cinema documentário, tendo como objeto a obra de Eduardo Coutinho, em particular os filmes Jogo de Cena (2007), Moscou (2009) e As Canções (2011). Buscamos analisar a figura do ator profissional nos filmes de Coutinho traçando um paralelo com a participação dos atores não profissionais, protagonistas frequentes de sua obra. Cada um desses documentários carrega questões que se colocam desde a obra pregressa e, ao mesmo tempo, apontam para desdobramentos que ecoam no filme seguinte. Analisá-los em conjunto significa compreender o discurso que vai além de cada obra, delimitando a existência de uma trilogia que o pesquisador Fábio Andrade (2013) batizou de “trilogia do palco”, termo que tomamos de empréstimo neste artigo. É a essa fase final da cinematografia de Eduardo Coutinho que dedicaremos as análises, utilizando o campo dos estudos atorais no cinema, sobretudo James Naremore (1988) e Jacqueline Nacache (2012). Sendo assim, as ferramentas para compreender o jogo do ator e da atriz foram deslocadas para a investigação das formas de representação no domínio do documentário.
Téléchargements
Références
ANDRADE, Fábio. O Canto dos Mortos: As Canções de Eduardo Coutinho. In: OHATA, Milton (Org.). Eduardo Coutinho. São Paulo: Cosac Naify; SESC, 2013. p. 649-657.
AS CANÇÕES. Direção: Eduardo Coutinho. Brasil: 2011.
BARON, Cynthia; CARNICKE, Sharon Marie. Reframing screen performance. Michigan: The University of Michigan Press, 2008.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: Magia e técnica, arte e política. São Paulo, Brasiliense, 1996.
BERNARDET, Jean-Claude. Jogo de Cena. In: OHATA, Milton (Org.). Eduardo Coutinho. São Paulo: Cosac Naify; SESC, 2013. p. 627-636.
BEZERRA, Cláudio. Um documentarista à procura de personagens. In: OHATA, Milton (org). Eduardo Coutinho. São Paulo: Cosac Naify: SESC, 2013. p. 400 - 413.
BRECHT, Bertolt. Estudos sobre o teatro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.
COMOLLI, Jean-Louis. Ver e Poder: A inocência perdida: cinema, televisão, ficção, documentário. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
DE FRANCE, Claudine. Cinema e antropologia. Tradução de Március Freire. Campinas: Unicamp, 1998.
GOFFMAN, Erving. Representação do Eu na Vida Cotidiana. São Paulo: Editora Vozes, 2001.
GOFFMAN, Erving. Frame Analysis: An Essay on the Organization of Experience. Boston: Northeastern University Press, 1974.
JOGO DE CENA. Direção: Eduardo Coutinho. Brasil: 2007.
MATTOS, Carlos Alberto. As Sete faces de Eduardo Coutinho. São Paulo: Boitempo; Itaú Cultural; Instituto Moreira Salles, 2019.
MOSCOU. Direção: Eduardo Coutinho. Brasil: 2009.
NACACHE, Jacqueline. O Ator de Cinema. Lisboa: Texto & Grafia, 2012.
NAREMORE, James. Acting in the cinema. Berkeley: University of California Press, 1988.
PEIXOTO, Inês. [Correspondência]. Destinatário: Eduardo Coutinho. Belo Horizonte, 2009. 1 email. Acervo do Instituto Moreira Salles, exibido na exposição Ocupação Coutinho. Realização: Itaú Cultural; Curadoria: Itaú Cultural e Carlos Alberto Mattos. São Paulo, 2019.
RAMOS, Fernão Pessoa. A mise-en-scène do documentário: Eduardo Coutinho e João Moreira Salles. Rebeca – Revista Brasileira de estudos de cinema e audiovisual, v. 1, n. 1, p. 16-53, 2012.
SCHECHNER, Richard. O que é Performance?. O Percevejo – Revista de Teatro, Crítica e Estética, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, ano 11, n. 12, p. 25-50, 2003.
SCHEINFEIGEL, Maxime. Jean Rouch. Paris: CNRS Éditions, 2008.
STANISLAVSKI, Constantin. A preparação do ator. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
TORRES, Fernanda. [Correspondência]. Destinatário: Eduardo Coutinho. Rio de Janeiro, 2007. 1 email. Acervo do Instituto Moreira Salles, exibido na exposição Ocupação Coutinho. Realização: Itaú Cultural; Curadoria: Itaú Cultural e Carlos Alberto Mattos. São Paulo, 2019.
WAUGH, Thomas. The Right to play oneself - Looking Back on Documentary Film. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2011.
XAVIER, Ismail. O Jogo de Cena e as outras cenas. In: OHATA, Milton (Org.). Eduardo Coutinho. São Paulo: Cosac Naify; SESC, 2013. p. 604-627.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
© Luíza Zaidan Granato, Pedro Guimarães 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.