Modos de atuação na “trilogia do palco”

o ator e a atriz em Jogo de Cena, Moscou e As Canções

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.22475/rebeca.v12n2.988

Mots-clés :

Estudos Atorais, Atuação no documentário, Eduardo Coutinho, James Naremore

Résumé

O artigo se debruça sobre as diferentes formas de atuação presentes no cinema documentário, tendo como objeto a obra de Eduardo Coutinho, em particular os filmes Jogo de Cena (2007), Moscou (2009) e As Canções (2011). Buscamos analisar a figura do ator profissional nos filmes de Coutinho traçando um paralelo com a participação dos atores não profissionais, protagonistas frequentes de sua obra. Cada um desses documentários carrega questões que se colocam desde a obra pregressa e, ao mesmo tempo, apontam para desdobramentos que ecoam no filme seguinte. Analisá-los em conjunto significa compreender o discurso que vai além de cada obra, delimitando a existência de uma trilogia que o pesquisador Fábio Andrade (2013) batizou de “trilogia do palco”, termo que tomamos de empréstimo neste artigo. É a essa fase final da cinematografia de Eduardo Coutinho que dedicaremos as análises, utilizando o campo dos estudos atorais no cinema, sobretudo James Naremore (1988) e Jacqueline Nacache (2012). Sendo assim, as ferramentas para compreender o jogo do ator e da atriz foram deslocadas para a investigação das formas de representação no domínio do documentário.

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Bibliographies de l'auteur

Luíza Zaidan Granato, Universidade Estadual de Campinas

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Multimeios da Universidade Estadual de Campinas  (UNICAMP). Campinas (SP). Brasil. 

Pedro Guimarães, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Cinema e Audiovisual pela Universidade Sorbonne Nouvelle (Paris III). Professor do Departamento de Cinema e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Multimeios da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas (SP). Brasil.

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Publiée

2024-01-13

Numéro

Rubrique

Dossier