Um festival e a cidade: uma investigação sobre o Festival Cinematográfico do Distrito Federal

Resenha

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n2.1033

Palavras-chave:

Festivais de Cinema, Rio de Janeiro, Narrativa audiovisual, Representação

Resumo

Criado pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro em 1951, durante o governo do prefeito João Carlos Vital, o Festival Cinematográfico do Distrito Federal tinha entre seus objetivos iniciais incentivar a indústria audiovisual carioca e estimular a atividade turística da cidade, de modo a contribuir para difundir a sua imagem para o restante do país e do mundo. Com sua organização atribuída ao Departamento de Turismo do Distrito Federal, o projeto teve uma vida breve, não chegando a somar dez anos de existência. Apesar da trajetória curta, o Festival ocupou um espaço fundamental para a construção das políticas culturais cariocas no seu contexto, sendo esse o estudo de caso de A capitalidade em disputa: o Festival Cinematográfico do Distrito Federal e outros festivais no Brasil dos anos 1950. A obra procura, em primeiro plano, historicizar e problematizar o Festival enquanto um projeto marcado por intenções e perspectivas políticas, bem como de debate sobre os próprios gêneros audiovisuais do período, como as Chanchadas. Em um segundo plano, Pinto e Mager apresentam um estudo provocativo e singular, de caráter monográfico, que estimula reflexões sobre as operações teóricas e metodológicas do estudo de festivais na historiografia.

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Biografia do Autor

Igor Lemos Moreira, Universidade Federal de São Paulo

Realiza pós-doutorado no Instituto das Cidades da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Brasil.

Referências

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Publicado

2024-12-23

Edição

Seção

Resenhas, Críticas e Traduções