Diálogo de imagens

Iracema e Cinema Marginal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n2.1186

Palavras-chave:

Iracema, Cinema Marginal, Experimental, Phantom Ride

Resumo

A partir da identificação da projeção de Iracema – uma transa amazônica (1974) na Mostra de Cinema Marginalizado, em 1978, o artigo investiga a inscrição do filme dentro de uma tradição experimental do cinema brasileiro e o uso do choque estético como estratégia de enfrentamento cinematográfico. Esse estudo é conduzido através de um diálogo de imagens com obras do Cinema Marginal, tendo como pressuposto teórico a ideia de Configuração, proposta por Alain Badiou (1998).

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Biografia do Autor

Leonardo Bomfim Pedrosa, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Brasil.

Juliana Costa, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Brasil. Realizou doutorado sanduíche na École Doctorale 60 Territoires, Temps, Sociétés et Développement, Département de Sociologie, da Université Paul-Valéry Montpellier, França.

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Publicado

2024-12-23

Edição

Seção

Dossiê