Da literatura ao filme, do filme à série
apontamentos sobre o trânsito intermídia/intersemiótico em torno de Psicose
DOI:
https://doi.org/10.22475/rebeca.v12n2.894Palavras-chave:
Psicose, Bates Motel, Psicanálise, IntermidialidadeResumo
À luz dos conceitos de “transposição” intermídias (adaptação do texto literário/arte da palavra para o texto áudio visual/arte da imagem) e “referência” intermídias (obra que toma como referência outra, e isto se reflete em sua própria estrutura), ambos de Irina Rajewsky (2012), propomo-nos a apresentar aspectos das narrativas literária, fílmica e televisiva de Psicose, desde o romance de Robert Bloch, originalmente publicado em 1959 (1961), à adaptação cinematográfica realizada por Hitchcock (1960), até à série televisiva Bates Motel (2013-2017), produzida pela A&E. Nesses apontamentos, demonstraremos como foi construído o trânsito intermídias/intersemiótico, como isso interfere nos elementos das narrativas, e como contribui para a história. Adotamos uma interpretação psicanalítica baseada em Lacan, o que nos permite discutir alguns elementos das três obras, que podem ser produtivos para novas leituras.
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