Do prazer à compulsão: práticas compulsivas de consumo em Delírios de Consumo de Becky Bloom

Autores

  • Caio Victor Universidade Estadual do Ceará (UECE) https://orcid.org/0000-0002-9773-3782
  • Verónica Lídia Peñaloza Professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Luma Thiers Universidade Maurício de Nassau (UNINASSAU)

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v10n2.726

Palavras-chave:

Compra compulsiva, Comportamento do Consumidor, Cinema, Análise Temática de Conteúdo.

Resumo

Levando em consideração a importância e as contribuições do cinema e do seu intermédio na elaboração de imaginários sociais, este artigo examinou e desenvolveu uma reflexão a partir do filme “Os Delírios de Consumo de Becky Bloom”, lançado em 2009 nos Estados Unidos. O objetivo central deste trabalho é analisar essa obra fílmica à luz da teoria do consumo compulsivo e como as concepções desta teoria são representadas na obra. Como objetivos específicos, identificou-se as cenas do filme relacionadas a atos de consumo compulsivo e as classificou segundo as categorias da teoria do consumo compulsivo. Como percurso metodológico, utilizou-se da Análise Temática de Conteúdo (BARDIN, 2009) apoiando-se nos campos teóricos da compra compulsiva e compra compulsiva e cartão de crédito. Por fim, destacou-se o interesse do uso do cinema como ferramenta didática, sendo possível, através dele, comentar e expor diversos julgamentos a respeito dos fenômenos sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caio Victor, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Verónica Lídia Peñaloza, Professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora pela Universidade de São Paulo (USP). Professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Luma Thiers, Universidade Maurício de Nassau (UNINASSAU)

Bacharela em Direito pela Universidade Maurício de Nassau (UNINASSAU)

Downloads

Publicado

2021-11-27

Edição

Seção

Temáticas Livres