O pacifista que criou a Bomba Atômica: Guerra, política e ética científica no filme O Início do Fim (1989)

Autores

  • Ademir Luiz da Silva Universidade Estadual de Goiás
  • Solemar Silva Oliveira Universidade Estadual de Goiás (UEG)

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v10n2.773

Palavras-chave:

O Início do Fim. Cinema. Segunda Guerra Mundial. Bomba Atômica.

Resumo

Resumo: o objetivo desse artigo é discutir os aspectos éticos e políticos que movimentaram os bastidores do Projeto Manhattan, responsável por criar a Bomba Atômica durante a década de 1940, conforme dramatizada no filme O Início do Fim, lançado em 1989 pelo diretor Roland Joffe. Propomos uma abordagem interdisciplinar que intercala história da Ciência e análise crítica de relatos documentais. As figuras centrais discutidas no texto são o cientista J. Robert Oppenheimer e o general Leslie Groves, principais responsáveis pela condução do Projeto Manhattan e protagonistas do filme.  

Biografia do Autor

Ademir Luiz da Silva, Universidade Estadual de Goiás

Resumo biográfico: Ademir Luiz da Silva Doutor em História pela Universidade Federal de Goiás e professor da Universidade Estadual de Goiás (UFG). Pós-doutor em Poéticas Visuais e Processos de Criação pela Faculdade de Artes Visuais da UFG. Docente do programa de mestrado interdisciplinar Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (TECCER). Seu trabalho de doutoramento, “Da Cruzada à Demanda - A Tradição Épica da Ordem dos Templários na Baixa Idade Média portuguesa - séculos XII – XIV”, recebeu indicação ao Prêmio Capes de Teses 2009. Membro da ABREM (Associação Brasileira de Estudos Medievais). Bolsista pesquisador do Instituto Camões de Portugal (2002). Coordenador do Laboratório Universitário de Pesquisa e Produção Audiovisual (LUPPA) da UEG. Vencedor do Prêmio Bolsa de Publicações Cora Coralina de 2002 (categoria romance). Ganhou o Troféu Goyazes 2013, conferido pela Academia Goiana de Letras, pelo livro “Uma antologia do conto goiano contemporâneo”. Correio eletrônico: ademir.hist@bol.com.br

Solemar Silva Oliveira, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Doutor em Física Básica pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da Universidade de São Paulo (USP), pós-doutorado no Laboratório de Cristalografia Estereodinâmica e Modelagem Molecular (LaCrEMM) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor na Universidade Estadual de Goiás (UEG), membro do Grupo de Química Teórica e Estrutural de Anápolis (QTEA) e do Conselho de Cultura do Estado de Goiás.

Downloads

Publicado

2021-11-27

Edição

Seção

Resenhas e Traduções