COVID-19 e os impactos na produção de festivais de cinema brasileiros: estratégias cotidianas para migração online
DOI:
https://doi.org/10.22475/rebeca.v10n2.774Palavras-chave:
Exibição de filmes, Cultura Digital, Pandemia, CinemaResumo
: Introdução: No Brasil, as atividades culturais migraram para o sistema online em função da pandemia de coronavírus, a partir de 2020. Objetivo: identificar as estratégias de virtualização das exibições cinematográficas no contexto dos festivais produzidos por brasileirxs. Método: pesquisa exploratória com aplicação de questionário e a consulta de dados estatísticos e georreferenciados disponíveis na Internet sobre o contexto da indústria cinematográfica referente ao Brasil. Resultados: foi identificado a preocupação com a experiência do consumo; com a adequação da linguagem e dos processos de trabalho à nova realidade. Adaptação dos contratos de direitos autorais. Possibilidade de manter atividades no modo híbrido no cenário pós-pandemia para ampliar a presença social e digital da cultura. Conclusão: a virtualização dos festivais desvelou a capacidade criativa da classe artística no contexto de crise para mobilização e engajamento social e digital com o público de cinema e tornou o circuito de festivais de cinema mais acessíveis em todo o território brasileiro.
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