Curta Taquary: o processo de reinvenção de um festival de cinema durante a pandemia da Covid-19

Autores

  • Edsamy Dantas da Silva Universidade Católica de Pernambuco
  • Cláudio Roberto de Araújo Bezerra Universidade Católica de Pernambuco
  • Aline Maria Grego Lins Universidade Católica de Pernambuco
  • Alexandre Figueirôa Ferreira Universidade Católica de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v10n2.781

Palavras-chave:

Pandemia, Festival de Cinema, Curta Taquary, Criatividade.

Resumo

O presente artigo se propõe a descrever o processo de reinvenção do Curta Taquary, festival de cinema do interior de Pernambuco que, durante a pandemia de Covid-19, foi um dos primeiros eventos do segmento audiovisual do Brasil a migrar sua edição presencial para o ambiente virtual, utilizando ferramentas online para exibição de produções cinematográficas em nível competitivo e não competitivo. Dentro dessa ótica, este trabalho apresenta os resultados obtidos por um festival de cinema online, tendo como referenciais teóricos os conceitos de criatividade e processo criativo de Ostrower (1993) e Predebon (2013), e de festivais de cinema, de Araújo (2020). Em termos metodológicos, este artigo combina técnicas da pesquisa exploratória com estudo de caso. Busca-se desse modo contribuir com a reflexão sobre o futuro dos festivais de cinema, no período pós-pandemia.

Biografia do Autor

Edsamy Dantas da Silva, Universidade Católica de Pernambuco

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Indústrias Criativas da Universidade Católica de Pernambuco.

Cláudio Roberto de Araújo Bezerra, Universidade Católica de Pernambuco

Professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Indústrias Criativas da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Doutor em multimeios (Unicamp), com pós-doutoramento pela Universidade do Porto.

Aline Maria Grego Lins, Universidade Católica de Pernambuco

Professora no Curso de Jornalismo e do Programa de Pós-graduação em Indústrias Criativas da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC/SP).

Alexandre Figueirôa Ferreira, Universidade Católica de Pernambuco

Professor no Curso de Jornalismo e do Programa de Pós-graduação em Indústrias Criativas da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Doutor em Études Cinématographiques et Audiovisuels - Université de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) e pós-doutorado no Department of Film, Theatre & Television - University of Reading.

Downloads

Publicado

2021-11-27

Edição

Seção

Dossiê