Identidade em crise

A noção de mineiridade em O Padre e a Moça

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v12n1.864

Palavras-chave:

Identidade, Tradição, Religiosidade, Crise

Resumo

O presente texto busca perceber a formação da identidade dos personagens do filme O Padre e a Moça, primeiro longa-metragem dirigido por Joaquim Pedro de Andrade, ao tratar da questão da “mineiridade”. Com isso, pretende-se compreender como os conflitos identitários dos personagens estão relacionados com a própria crise de uma identidade hegemônica nacional, que também reflete na instituição da linguagem cinematográfica particular do cineasta. Por fim, percebe-se de que modo a poesia e o cinema são mobilizados por Joaquim Pedro de Andrade para apreender a modernidade e as próprias configurações do tempo.

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Biografia do Autor

Thiago Henrique Fernandes Leão Gomes, Universidade Federal de Ouro Preto

Bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), graduando em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Mestre em Comunicação pela UFOP. Ouro Preto (MG). Brasil.

Cláudio Rodrigues Coração, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Comunicação: Meios e Processos Audiovisuais pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Curso de Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Ouro Preto (MG). Brasil.

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Publicado

2023-07-30

Edição

Seção

Temáticas Livres