Entre Europa, África e América Latina: representações de mulheres negras e brancas em filmes coloniais espanhóis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v11n2.888

Palavras-chave:

Filmes coloniais, Colonialismo espanhol, Guiné Equatorial, Hermic Films, Mulher negra

Resumo

São realizadas análises das representações de mulheres negras africanas e brancas europeias em filmes coloniais espanhóis de ficção (exibidos em circuito comercial na Europa entre 1940 e 1990) e documentais de propaganda (realizados nas décadas de 1940 e 1950) sobre a Guiné Equatorial, país colonizado pela Espanha de 1900 a 1968. Dentre as constatações, está a percepção de que distintos filmes exploraram a aparição nua ou seminua das mulheres africanas negras colonizadas frente a um tratamento significativamente diferenciado voltado aos corpos das mulheres europeias brancas colonas. O artigo propõe a intersecção de análises históricas, sociológicas, feministas e cinematográficas de como e por que isso se dá.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Queen Nwabasili, Universidade de São Paulo

Doutoranda e mestra em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Mestra em Curadoria Cinematográfica pela Elías Querejeta Zine Eskola (EQZE), na Espanha.

Referências

ABAD, G. N. I. Mito Franquista y realidad de la colonizacion de Guinea espanola. Estudios de Asia y Africa, v. 32, n. 1, jan.-abr., 1997.

BARRIENDOS, J. A colonialidade do ver: rumo a um novo diálogo visual interepistêmico. Revista Epistemologias do Sul, UNILA, v. 3, n. 1, 2019, p. 38-56.

BAYRE, F.; VALENCIANO-MANÉ, A. Cuerpos naturales, mentes coloniales. Las imágenes de Hermic Films en la Guinea española. Afro-Hispanic Review, v. 28, n. 2, 2009, p. 245-268.

BELLAS, C. De cómo mirarse en los espejos. FILMOTECA ESPAÑOLA. Flores en la sombra. [Espanha]: 2021. Disponível em: https://www.culturaydeporte.gob.es/dam/jcr:4094e463-988c-4d7e-b7a0-21ddf74ceb78/los-espejos-del-bosque--de-manuel-hern-ndez-sanju-n---filmoteca-espa-ola.pdf. Acesso em: 13 fev. 2022.

BORAU, J. L. Diccionario del cine español. Academia de Las Letras y Ciencias Cinematográficas de España. Madrid: Alianza Editorial, 1998. p. 243-244.

CHILIDA, G. A. Discurso de la Espanialidad y politica racial en la colonización de Guinea Equatorial durante durante el primer Franquismo. In: ARANZADI, J.; FELIU, P. M. (Orgs.). Perspectivas antropológicas sobre Guinea Equatorial. Madri: Universidad Nacional de Educación a Distancia, 2013. p. 41-68.

ELENA, A. La llamada de África: Estudios sobre el cine español colonial. Barcelona: Edicions Bellaterra, 2010.

FANON, F. Pele negra, máscaras brancas. Bahia: Edufba, 2008.

FERNÁNDEZ-FÍGARES, M. D. La colonización del imaginario: imágenes de África. Granada: Universidad de Granada, 2003.

GOMES, T. Cinema e colonialismo na África: considerações sobre o cinema comercial francês e o cinema estatal britânico na África colonial. In: INTERPROGRAMAS DE MESTRADO EM COMUNICAÇÃO DA FACULDADE CÁSPER LÍBERO, 10, 2014. Anais [...]. São Paulo: 2014.

GONZALEZ, L. Primavera para as Rosas Negras. São Paulo: União dos Coletivos Pan-Africanistas (UCPA), 2018.

HOOKS, b. Black Looks: Race and Representation. South End Press, 1992.

KILOMBA, G. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de janeiro: Cobogó,2019.

LUGONES, M. Colonialidad y género. In: Tabula Rasa, n.9, Universidad Colegio Mayor de Cundinamarca, Bogotá, julio-diciembre 2008, p. 73-101.

MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.

MARTINO, E. Las fuentes abiertas de Guinea Ecuatorial o cómo descolonizar el archivo colonial. Debats - Revista de cultura, poder i societat, n. 123, 2014, p. 42-47.

MORETTIN, E. V. O cinema e a Exposição Internacional do Centenário da Independência do Brasil. ArtCultura, Uberlândia, v. 8, n. 13, jul.-dez., 2006, p. 189-201.

ORTÍN, P; PEREIRÓ, V. Mbini: cazadores de imágenes en la Guinea colonial. Barcelona: Altaïr/ We Are Here! Films, 2006.

QUEEN NWABASILI, M. Construcciones de la mirada: representaciones de mujeres negras africanas y europeas blancas en películas coloniales de ficción y no ficción sobre Guinea Ecuatoria. Dissertação (Mestrado em curadoria Cinematográfica) – Elías Querejeta zine Eskola, Espanha, 2022.

RIBEIRO, D. O povo brasileiro. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

RODRÍGUEZ, M. C. El Colonialismo Franquista em Guinea Equatorial – Uma lectura crítica en clave decolonial. 2013. Dissertação (Mestrado em Claves del Mundo Contemporáneo) – Universidad de Granada, Espanha, 2013.

SHOHAT, E.; STAM, R. Crítica da imagem eurocêntrica: multiculturalismo e representação. São Paulo: Cosac & Naify, 2006.

SILVA, C. Mulheres negras e (in)visibilidade: imaginários sobre a intersecção de raça e gênero no cinema brasileiro (1999-2009). 2016. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade de Brasília (UNB), Brasília, 2016.

SOLÍS, C. V. Miradas sobre la otra mujer en el cine etnográfico. A Gazeta de Antropologia, n. 16, 2000, online. Disponível em: https://www.ugr.es/~pwlac/G16_07Cristina_Vega_Solis.html. Acesso em: 10 dez. 2022.

STAM, R. Multiculturalismo Tropical: uma história comparativa da raça na cultura e no cinema brasileiros. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

______. Dominando la colonia: cartografía forestal, negocio de la madera y apropiación del espacio en la antigua Guinea Continental española. Scripta Nova - REVISTA ELECTRÓNICA DE GEOGRAFÍAY CIENCIAS SOCIALES, Universidad de Barcelona, núm. 525, v. 19, n. 525, 2015, p. 1-44.

Referências filmográficas

A DOS GRADOS DEL EQUADOR. Direção: Ángel Vilches. Produção: Espanha: Centro Films e Navarra Films, 1953. Ficção, 78 min, sonoro, P&B.

AL PIE DE LAS BANDERAS. Direção: Manuel Hernández Sanjuán. Produção: Madri: Hermic Films, 1946. Documentário, 9 min, sonoro, P&B, 16mm, digitalizado.

AL ANDAR SE HACE CAMINHO. Direção: Manuel Hernández Sanjuán. Produção: Madri: Hermic Films, 1946. Documentário, 9 min, sonoro, P&B, 16mm, digitalizado.

BAJO LA LÁMPARA DEL BOSQUE. Direção: Manuel Hernández Sanjuán. Produção: Madri: Hermic Films, 1946. Documentário, 10 min, sonoro, P&B, 16mm, digitalizado.

BALELE. Direção: Manuel Hernández Sanjuán. Produção: Madri: Hermic Films, 1946. Documentário, 8 min, sonoro, P&B, 16mm, digitalizado.

BELLA, LA SALVAJE. Direção: Raúl Medina e Roberto Rey. Produção: Espanha, Cuba: Hispamer Films e Producciones Salvador Behar, 1953. Ficção, 89 min, sonoro, P&B.

COSTUMBRES PAMUES. Direção: Manuel Hernández Sanjuán. Produção: Madri: Hermic Films, 1945. Documentário, 9 min, sonoro, P&B, 16mm, digitalizado.

CRISTO NEGRO. Direção: Ramón Torrado. Produção: Espanha: Copercines, 1963. Ficção, 81 min, sonoro, P&B.

EL CAYUCO Y LA MOTONAVE. Direção: Manuel Hernández Sanjuán. Produção: Madri: Hermic Films, 1946. Documentário, 9 min, sonoro, P&B, 16mm, digitalizado.

EL DESIERTO VERDE. Direção: Manuel Hernández Sanjuán. Produção: Madri: Hermic Films, 1946. Documentário, 9 min, sonoro, P&B, 16mm, digitalizado.

EL TROPICO HUELE A AZAHAR. Direção: Manuel Hernández Sanjuán. Produção: Madri: Hermic Films: 1945. Documentário, 9 min, sonoro, P&B, 16mm, digitalizado.

EN LAS CHOSAS DE NIPA. Direção: Manuel Hernández Sanjuán. Produção: Madri: Hermic Films: 1946. Documentário, 9 min, sonoro, P&B, 16mm, digitalizado.

FERNANDO POO. Direção: Manuel Hernández Sanjuán. Produção: Madri: Hermic Films: 1946. Documentário, 9 min, sonoro, P&B, 16mm, digitalizado.

LA GRAN COSECHA. Direção: Manuel Hernández Sanjuán. Produção: Madri: Hermic Films: 1946. Documentário, 9 min, sonoro, P&B, 16mm, digitalizado.

LEJOS DE ÁFRICA. Direção: Cecília Bartolomé. Produção: Espanha, Cuba: Cecília Bartolomé Produciones Cinematogáficas; Marea FilmsInstituto Cubano del Arte e ICAIC, 1996. Ficção, 115 min, sonoro, colorido.

LOS OLIVARES DEL ECUADOR. Direção: Manuel Hernández Sanjuán. Produção: Madri: Hermic Films: 1946. Documentário, 11 min, sonoro, P&B, 16mm, digitalizado.

MÉDICOS COLONIALES. Direção: Manuel Hernández Sanjuán. Produção: Madri: Hermic Films: 1948. Documentário, 9 min, sonoro, P&B, 35mm, digitalizado.

MISIÓN BLANCA. Direção: Juan de Orduña. Produção: Espanha: Colonial AJE,1946. Ficção, 88 min, sonoro, P&B.

MISIONES DE GUINEA. Direção: Manuel Hernández Sanjuán. Produção: Madri: Hermic Films: 1948. Documentário, 9 min, sonoro, P&B, 16mm, digitalizado.

OBSESIÓN. Direção: Arturo Ruiz Castillo. Produção: Espanha: Horizonte Films, 1947. Ficção, 83 min, sonoro, P&B.

PIEDRA DE TOQUE. Direção: Julio Buchs. Produção: Espanha: Asturias Films, 1963. Ficção, 102 min, sonoro, colorido.

UNA CRUZ EN LA SELVA. Direção: Manuel Hernández Sanjuán. Produção: Madri: Hermic Films: 1946. Documentário, 9 min, sonoro, P&B, 35mm, digitalizado.

YUCA. Direção: Manuel Hernández Sanjuán. Produção: Madri: Hermic Films: 1946. Documentário, 11 min, sonoro, P&B, 16mm, digitalizado.

Downloads

Publicado

2023-01-30

Edição

Seção

Temáticas Livres