As contradições do projeto da nação moçambicana pós-independência em Virgem Margarida (2012), de Licínio Azevedo

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v6n2.381

Keywords:

Cinema e nação, Moçambique pós-independência, filmografia de Licínio Azevedo.

Abstract

O presente artigo pretende investigar que problematizações o filme Virgem Margarida (2012), dirigido pelo cineasta brasileiro-moçambicano Licínio Azevedo, pode ainda trazer ao debate sobre o processo de construção e/ou consolidação da nação moçambicana pós-independência, assim como para o entendimento da experiência pós-guerra e pós-colonial no país. A metodologia de análise fílmica proposta nesse trabalho segue a perspectiva de interpretação sócio-histórica (VANOYE, 2014) e análise de imagem e som (PENAFRIA, 2015). Acredita-se que ao retomar o ano de 1975, quando Moçambique torna-se oficialmente um país independente, e em que se dará, na prática, o projeto de nova nação, em parte delineado ainda no período de luta de libertação, Virgem Margarida traz alguns questionamentos à funcionalidade desse projeto, apresentando falhas que não estavam previstas quando então elaborado. Defende-se que a recorrência ao passado no filme não funciona como um desejo retrógrado de reviver o irrecuperável, e sim, estabelecer uma reflexão crítica sobre determinados acontecimentos históricos, a fim de, inclusive, oferecer outras narrativas e olhares sobre esse fatos, que não necessariamente dialoguem com os discursos oficiais, como a opressão e violência sofrida pelas personagens femininas no filme, desde a captura em Maputo pelos soldados do exército da FRELIMO até o treinamento militar ao qual são submetidas para que atingissem o status de “mulher nova”.

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Author Biography

Alex Santana França, Universidade Federal da Bahia

Graduado em Letras. Doutorando do Programa de Pós-graduação em Literatura e Cultura - UFBA. Graduando em Comunicação - Jornalismo - UFBA

Published

2018-07-24

Issue

Section

General articles