Cinema, moradia e ficcionalização

Conversa com Bruno Carboni em torno de O teto sobre nós (2015)

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n2.1066

Mots-clés :

Cinema, Moradia, Espaço, Política

Résumé

Carboni é um jovem cineasta e pesquisador do Rio Grande do Sul que dirigiu os filmes O acidente (2022) e O teto sobre nós (2015). Em seu trabalho teórico e cinematográfico, ele articula um pensamento sobre a alteridade, o rosto e a fotogenia. Esta entrevista se insere no escopo da abordagem Teoria de Cineastas (Penafria et al., 2020; Leites; Macedo, 2024). Como fica claro nesta conversa, o filme recebeu a influência direta da obra de Pedro Costa e sua ética da “porta fechada”, além do cinema brasileiro de “terror psicológico” e, dentro do contexto do Rio Grande do Sul, da corrente de filmes híbridos dos anos 2010, da qual Carboni é um importante articulador, sobretudo na condição de montador de cinema. Contudo, não é apenas a relevância artística e teórica que justifica a retomada de uma obra como O teto sobre nós. Passados alguns anos, o prédio da ocupação filmada é alvo de uma suposta revitalização, que vem inibir o sonho da moradia popular no prédio e descaracterizar a efervescência cultural de que o filme é produto e testemunho.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Bruno Leites, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS). Professor e pesquisador do PPGCOM/UFRGS, Brasil.

 

Isabelle do Pilar Mendes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Estudante do Curso de Comunicação Social com ênfase em Relações Públicas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil.

Felipe Diniz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).  Professor do Curso Superior de Produção Multimídia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS-Alvorada), Brasil.

Références

AS BOAS maneiras. Direção: Juliana Rojas, Marcos Dutra. Produção: Clément Duboin, Frédéric Corvez, Maria Ionescu e Sara Silveira; Dezenove Som e Imagens, Urban Factory, Good Fortune Films e Globo Filmes. Brasil, 2017. 137 min., sonoro, colorido.

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

CARBONI, Bruno. O olhar fantasmagórico: o reaparecimento de uma imagem do rosto e a experiência de alteridade no cinema. 2020. Dissertação (Mestrado). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020. Disponível em: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9183?mode=full. Acesso em: 02 fev. 2024.

CASTANHA. Direção: Davi Pretto. Produção: Paola Wink; Tokyo Filmes. Brasil, 2014. 96 min., sonoro, colorido.

CONTE isso àqueles que dizem que fomos derrotados. Direção: Aiano Bemfica, Camila Bastos, Cris Araújo, Pedro Maia de Brito. Produção: Miúdo Cinematográfico, MLB. Brasil, 2018. 23 min., sonoro, colorido.

CORREIO do Povo. Prédio no centro da capital é símbolo da luta por moradia, Porto Alegre, 23 abr. 2014. Disponível em: https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/geral/pr%C3%A9dio-no-centro-da-capital-%C3%A9-s%C3%ADmbolo-da-luta-por-moradia-1.141699. Acesso em: 22 dez. 2023.

COSTA, Pedro. Uma porta fechada que nos deixa a imaginar. In: MAIA, Carla; DUARTE, Daniel Ribeiro; MOURÃO, Patrícia (orgs.). O cinema de Pedro Costa. Catálogo. São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília: Centro Cultural Banco do Brasil, 2010.

DI BELLA, Gabriela; CHRIST, Gui. Marrocos. São Paulo: DOC Galeria, 2017.

ENTRE nós talvez estejam multidões. Direção: Aiano Bemfica; Pedro Maia de Brito. Produção: Amarillo Produções Audiovisuais. Brasil, 2020. 92 min., sonoro, colorido.

ERA O HOTEL Cambridge. Direção: Eliane Caffé. Produção: Amiel Tenenbaum, André Montenegro, Edgard Tenembaum e Rui Pires. Distribuição: Vitrine Filmes. Brasil, 2017. 93 min., sonoro, colorido.

FANTASMAS. Direção: André Novais Oliveira. Produção: Alessandra Veloso, André Novais Oliveira, Gabriel Martins, Mariana Souto, Matheus Antunes, Maurílio Martins e Thiago Taves; Filmes de Plástico. Brasil, 2010. 101 min., sonoro, colorido.

FUKS, Julián. A ocupação. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

JUVENTUDE em marcha. Direção: Pedro Costa. Produção: Francisco Villa-Lobos; Torino Film Lab. Portugal, 2006. 155 min., sonoro, colorido.

LEITES, Bruno; PEREIRA MACEDO, Lennon. O ato teórico no filme Entre nós talvez estejam multidões: conceito, proposição, programa, série. Mídia e Cotidiano, v. 18, n. 2, p. 214-235, 29 maio 2024. Disponível em: https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/60010.

LYOTARD, Jean-François. O acinema. In: RAMOS, Fernão Pessoa (org.). Teoria contemporânea do cinema: pós-estruturalismo e filosofia analítica. São Paulo: Editora Senac, 2005. vol. I.

MATINAL. Projeto Cais Rooftop expõe desafio da habitação social em Porto Alegre, Porto Alegre, 03 fev. 2022. Disponível em: https://www.matinaljornalismo.com.br/matinal/reportagem-matinal/cais-rooftop-moradia-social/. Acesso em: 16 ago. 2023.

MORRO do céu. Direção: Gustavo Spolidoro. Produção: Patrícia Goulart. Distribuição: Vitrine Filmes. Brasil, 2009. 71 min., sonoro, colorido.

NA MISSÃO, com Kadu. Direção: Aiano Bemfica, Kadu Freitas, Pedro Maia de Brito. Produção: Aiano Bemfica e Pedro Maia. Brasil, 2016. 28 min., sonoro, colorido.

NASCER do sol. [Compositor e intérprete]: Cosme Rodrigues. Porto Alegre. (4 min e 17s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=Mnaqtm8s3j0. Acesso em: 02 fev. 2024.

O ACIDENTE. Direção: Bruno Carboni. Produção: Jéssica Luz, Mariana Mêmis Müller e Paola Wink; Tokyo Filmes. Brasil, 2022. 135 min., sonoro, colorido.

OCUPA Saraí - Famílias podem ser despejadas! Governo não dará continuidade a desapropriação. YouTube. Publicado pelo canal Lutador@s Urban@s.Porto Alegre, 9 out. 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=FloXT9JaTps&t=3s. Acesso em: 02 fev. 2024.

O SOM ao redor. Direção: Kleber Mendonça Filho. Produção: Emilie Lesclaux; CinemaScópio. Brasil, 2012. 131 min., sonoro, colorido.

PENAFRIA, Manuela et al. Fazer a teoria do cinema a partir de cineastas – entrevista com Manuela Penafria. Intexto, Porto Alegre, n. 48, p. 6–21, 2020b. DOI: 10.19132/1807-8583202048.6-21. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/97857. Acesso em: 18 dez. 2024.

PORTO ALEGRE. Lei Complementar número 930, de 29 de dezembro de 2021, institui o Programa de Reabilitação do Centro Histórico de Porto Alegre. Porto Alegre, 29 dez. 2021. Disponível em: https://prefeitura.poa.br/sites/default/files/usu_img/planejamento_urbano/CH/Minuta%20CH.pdf. Acesso em: 16 ago. 2023.

QUARTO de espera. Direção: Bruno Carboni e Davi Pretto. Produção: Davi Pretto; Tokyo Filmes. Brasil, 2009. 12 min., sonoro, colorido.

REPULSA ao sexo. Direção: Roman Polanski. Produção: Gene Gutowski; Compton Films. Reino Unido, 1965. 105 min., sonoro, preto e branco.

RIO GRANDE DO SUL. Decreto número 51.613, de 3 de julho de 2014, declara de interesse social, para fins de desapropriação, bem imóvel situado no Município de Porto Alegre. Número 126. Porto Alegre, 04 julho 2014. Disponível em: https://www.diariooficial.rs.gov.br/diario?td=DOE&dt=2014-07-04&pg=12. Acesso em: 16 ago. 2023.

SILVA, Roger. De túnel para assalto a “ponto de encontro porto-alegrense”: veja como vai ficar o primeiro prédio revitalizado no Centro Histórico, GZH, Porto Alegre, 20 jan. 2022. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/porto-alegre/noticia/2022/01/de-tunel-para-assalto-a-ponto-de-encontro-porto-alegrense-veja-como-vai-ficar-o-primeiro-predio-revitalizado-no-centro-historico-ckyn79ajq005i015pg6efv3vx.html.Acesso em: 16 ago. 2023.

TRABALHAR cansa. Direção: Juliana Rojas, Marcos Dutra. Produção: Sara Silveira; Dezenove Som e Imagem e Filmes de Caixote. Brasil, 2011. 99 min., sonoro, colorido.

VIDEOMEMÓRIA. Direção e produção: Aiano Bemfica e Pedro Maia de Brito. Brasil, 2020. 37 min., sonoro, colorido.

WEISSHEIMER, Marco. Da Ocupação Saraí ao Cais Rooftop: vitória do elitismo e da gentrificação, criticam entidades, Sul21, Porto Alegre, 28 jan. 2022. Disponível em: https://sul21.com.br/noticias/geral/2022/01/da-ocupacao-sarai-ao-cais-rooftop-vitoria-do-elitismo-e-da-gentrificacao-criticam-entidades/. Acesso em: 16 ago. 2023.

Téléchargements

Publiée

2024-12-23

Numéro

Rubrique

Entretiens