Ozualdo Candeias, um cinema da miséria
DOI :
https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n1.1122Mots-clés :
Ozualdo Candeias, Cinema Marginal, Literatura brasileira, MisériaRésumé
O ensaio trata de uma relação do cinema de Ozualdo Candeias com o surgimento do Cinema Marginal brasileiro e a sua proposição anárquica como política e, ao mesmo tempo, como há uma conversa impensada e perto do impossível com algo da literatura brasileira, desde a ideia de Limite, de Mário Peixoto, entre o filme e o poema, até a escritura da miséria de João Antônio.
Téléchargements
Références
ACCATTONE - Desajuste Social (Accattone). Direção: Pier Paolo Pasolini. Produção: Alfredo Bini, Cino Del Duca. Cidade: Pigneto, Roma. Arco Film. Itália, 1961. 117’, sonoro, P&B, 35mm.
A ILHA nua (裸の島 - Hadaka no Shima). Direção: Kaneto Shinô. Cidade: Mihara, Hiroshima. Produção: Eisaku Matsuura, Kaneto Shindô. Kindai Eiga Kyokai. Japão, 1960. 96’, sonoro, P&B. 35mm.
A MARGEM. Direção: Ozualdo R. Candeias. Produção: Ozualdo R. Candeias, João Bento Rodrigues, José Lienerski, Abel C. Rodrigues, Virgílio Roveda, Douglas R. Candeias, Gilmar R. Candeias. Cidade: São Paulo. Brasil, 1967. 96’, sonoro, P&B, 35mm.
ANDRADE, Mário. A respeito de Mundéu. In: PEIXOTO, Mário. Mundéu. Rio de Janeiro: 7Letras, 1997, p. 9-12.
ANTÔNIO, João. Paulinho Perna Torta. In: Leão-de-Chácara. 2ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975.
ANTÔNIO, João. Abraçado ao meu rancor. In: Abraçado ao meu rancor. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.
AOPÇÃO ou as rosas da estrada. Direção: Ozualdo R. Candeias. Produção: Ozualdo R. Candeias, Zé Risonho, Alan Fontaine, Renato Petri, Virgílio Roveda. Cidade: São Paulo. Candeias Produções Cinematográficas. Brasil, 1981. 87’, sonoro, P&B, 35mm.
ARAÚJO, Inácio. O limbo das almas e a anomalia dos corpos. In: ALBUQUERQUE, Heloísa; PUPPO, Eugênio (orgs.). Ozualdo Candeias: 80 anos. São Paulo: Centro Cultural Banco do Brasil, 2002.
AS BELLAS da billings. Direção: Ozualdo R. Candeias. Cidade: São Paulo. Candeias Produções Cinematográficas, Embrafilme, Secretaria de Estado dos Negócios da Cultura (SP). Brasil, 1987. 90’, sonoro, cor, 35mm.
AVELLAR, José Carlos. Três notas sobre o que está no centro da margem. In: ALBUQUERQUE, Heloísa; PUPPO, Eugênio (orgs.). Ozualdo Candeias: 80 anos. São Paulo: Centro Cultural Banco do Brasil, 2002.
BOCADOLIXOCINEMA ou festa na Boca. Direção: Ozualdo R. Candeias. Produção: Sady Scalante. Cidade: São Paulo. Brasil, 1976. 12’, sonoro, P&B, 35mm.
CALIL, Carlos Augusto. O marginal. In: ALBUQUERQUE, Heloísa; PUPPO, Eugênio (orgs.). Ozualdo Candeias: 80 anos. São Paulo: Centro Cultural Banco do Brasil, 2002.
CAMPOS, Augusto. Viva a vaia. São Paulo: Perspectiva, 1979.
CANDEIAS, Ozualdo R. Biografia: a margem da Boca. In: ALBUQUERQUE, Heloísa; PUPPO, Eugênio (orgs.). Ozualdo Candeias: 80 anos. São Paulo: Centro Cultural Banco do Brasil, 2002.
CANDEIAS, Ozualdo R. Depoimento de Ozualdo Candeias. In: REIS, Moura (org.). Ozualdo Candeias: Pedras e Sonhos no Cineboca. São Paulo: Coleção Aplauso - Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.
FERREIRA, Jairo. Cinema de Invenção. 3ª ed. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2016.
IRACEMA, UMA TRANSA AMAZÔNICA. Direção: Jorge Bodanzky, Orlando Senna. Produção: Wolf Gauer. Cidade: Belém. Stopfilm. Brasil/Alemanha, 1974. 91’, sonoro, cor, 35mm.
LACRIMOSA. Direção: Aloysio Raulino, Luna Alkalay. Cidade: São Paulo. Brasil, 1970. 13’, silencioso, P&B, 16mm.
LIMITE. Direção: Mário Peixoto. Produção: Mário Peixoto. Cidade: Mangaratiba. Brasil, 1931. 118’, silencioso, P&B, 35mm.
MOROS, Marina. Limite, de Mário Peixoto: um filme à deriva (ou sobre como restar entre a impossibilidade e a soberania). Ómnibus, n. 27, V, julho 2009. Disponível em: https://www.omni-bus.com/n27/limite.html. Acesso em: 26 jun. 2024.
O BANDIDO da luz vermelha. Direção: Rogério Sganzerla. Produção: Rogério Sganzerla, Julio Calasso, José da Costa Cordeiro, José Alberto Reis, Paulo Villaça. Cidade: São Paulo. Brasil, 1968. 92’, sonoro, P&B, 35mm.
PEIXOTO, Mário. Mundéu. Rio de Janeiro: 7Letras, 1997.
RECHTMAN, Enio. Itaboca, rua de triste memória: imigrantes judeus no bairro do Bom Retiro e o confinamento da zona do meretrício (1940 a 1953). Dissertação (Mestrado) - Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2015.
SALES GOMES, Paulo Emílio. Cinema: trajetória do subdesenvolvimento. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
UMA RUA chamada Triumpho 1969/70. Direção: Ozualdo R. Candeias. Produção: Jorge Alberto M. Teixeira, Antonio Roberto de Godoy, Cesário Felfeli. Cidade: São Paulo. Cinegeral e Longfilme. Brasil, 1971. 11’, sonoro, P&B, 35mm.
UMA RUA chamada Triumpho 1970/71. Direção: Ozualdo R. Candeias. Produção: Jorge Alberto M. Teixeira, Antonio Roberto de Godoy, Cesário Felfeli. Cidade: São Paulo. Cingeral e Longfilme. Brasil, 1971. 9’, sonoro, P&B, 35mm.
VIVER a vida (Vivre sa Vie). Direção: Jean-Luc Godard. Produção: Pierre Braunberger. Cidade: Paris. Les Films de la Pléiade. França, 1962. 85’, sonoro, P&B, 35mm.
XAVIER, Ismail. Alegorias do subdesenvolvimento: Cinema Novo, Tropicalismo e Cinema Marginal. São Paulo: Cosac & Naify, 2012.
ZÉZERO. Direção: Ozualdo R. Candeias. Produção: Ozualdo R. Candeias. Cidade: São Paulo. Brasil, 1974. 31’, sonoro, P&B, 35mm.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
© Manoel Ricardo de Lima, Beatriz Pôssa de Carvalho 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.