Ozualdo Candeias, um cinema da miséria

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n1.1122

Mots-clés :

Ozualdo Candeias, Cinema Marginal, Literatura brasileira, Miséria

Résumé

O ensaio trata de uma relação do cinema de Ozualdo Candeias com o surgimento do Cinema Marginal brasileiro e a sua proposição anárquica como política e, ao mesmo tempo, como há uma conversa impensada e perto do impossível com algo da literatura brasileira, desde a ideia de Limite, de Mário Peixoto, entre o filme e o poema, até a escritura da miséria de João Antônio.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Beatriz Pôssa de Carvalho, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Mestranda em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Rio de Janeiro (RJ). Brasil.

Manoel Ricardo de Lima, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Teoria Literária e Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Cataria (UFSC). Professor do Programa de Pós-Graduação em Memória Social da Escola de Letras da  Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Bolsista de Produtividade do CNPq (PQ-2). Rio de Janeiro (RJ). Brasil.

Références

ACCATTONE - Desajuste Social (Accattone). Direção: Pier Paolo Pasolini. Produção: Alfredo Bini, Cino Del Duca. Cidade: Pigneto, Roma. Arco Film. Itália, 1961. 117’, sonoro, P&B, 35mm.

A ILHA nua (裸の島 - Hadaka no Shima). Direção: Kaneto Shinô. Cidade: Mihara, Hiroshima. Produção: Eisaku Matsuura, Kaneto Shindô. Kindai Eiga Kyokai. Japão, 1960. 96’, sonoro, P&B. 35mm.

A MARGEM. Direção: Ozualdo R. Candeias. Produção: Ozualdo R. Candeias, João Bento Rodrigues, José Lienerski, Abel C. Rodrigues, Virgílio Roveda, Douglas R. Candeias, Gilmar R. Candeias. Cidade: São Paulo. Brasil, 1967. 96’, sonoro, P&B, 35mm.

ANDRADE, Mário. A respeito de Mundéu. In: PEIXOTO, Mário. Mundéu. Rio de Janeiro: 7Letras, 1997, p. 9-12.

ANTÔNIO, João. Paulinho Perna Torta. In: Leão-de-Chácara. 2ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975.

ANTÔNIO, João. Abraçado ao meu rancor. In: Abraçado ao meu rancor. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.

AOPÇÃO ou as rosas da estrada. Direção: Ozualdo R. Candeias. Produção: Ozualdo R. Candeias, Zé Risonho, Alan Fontaine, Renato Petri, Virgílio Roveda. Cidade: São Paulo. Candeias Produções Cinematográficas. Brasil, 1981. 87’, sonoro, P&B, 35mm.

ARAÚJO, Inácio. O limbo das almas e a anomalia dos corpos. In: ALBUQUERQUE, Heloísa; PUPPO, Eugênio (orgs.). Ozualdo Candeias: 80 anos. São Paulo: Centro Cultural Banco do Brasil, 2002.

AS BELLAS da billings. Direção: Ozualdo R. Candeias. Cidade: São Paulo. Candeias Produções Cinematográficas, Embrafilme, Secretaria de Estado dos Negócios da Cultura (SP). Brasil, 1987. 90’, sonoro, cor, 35mm.

AVELLAR, José Carlos. Três notas sobre o que está no centro da margem. In: ALBUQUERQUE, Heloísa; PUPPO, Eugênio (orgs.). Ozualdo Candeias: 80 anos. São Paulo: Centro Cultural Banco do Brasil, 2002.

BOCADOLIXOCINEMA ou festa na Boca. Direção: Ozualdo R. Candeias. Produção: Sady Scalante. Cidade: São Paulo. Brasil, 1976. 12’, sonoro, P&B, 35mm.

CALIL, Carlos Augusto. O marginal. In: ALBUQUERQUE, Heloísa; PUPPO, Eugênio (orgs.). Ozualdo Candeias: 80 anos. São Paulo: Centro Cultural Banco do Brasil, 2002.

CAMPOS, Augusto. Viva a vaia. São Paulo: Perspectiva, 1979.

CANDEIAS, Ozualdo R. Biografia: a margem da Boca. In: ALBUQUERQUE, Heloísa; PUPPO, Eugênio (orgs.). Ozualdo Candeias: 80 anos. São Paulo: Centro Cultural Banco do Brasil, 2002.

CANDEIAS, Ozualdo R. Depoimento de Ozualdo Candeias. In: REIS, Moura (org.). Ozualdo Candeias: Pedras e Sonhos no Cineboca. São Paulo: Coleção Aplauso - Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

FERREIRA, Jairo. Cinema de Invenção. 3ª ed. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2016.

IRACEMA, UMA TRANSA AMAZÔNICA. Direção: Jorge Bodanzky, Orlando Senna. Produção: Wolf Gauer. Cidade: Belém. Stopfilm. Brasil/Alemanha, 1974. 91’, sonoro, cor, 35mm.

LACRIMOSA. Direção: Aloysio Raulino, Luna Alkalay. Cidade: São Paulo. Brasil, 1970. 13’, silencioso, P&B, 16mm.

LIMITE. Direção: Mário Peixoto. Produção: Mário Peixoto. Cidade: Mangaratiba. Brasil, 1931. 118’, silencioso, P&B, 35mm.

MOROS, Marina. Limite, de Mário Peixoto: um filme à deriva (ou sobre como restar entre a impossibilidade e a soberania). Ómnibus, n. 27, V, julho 2009. Disponível em: https://www.omni-bus.com/n27/limite.html. Acesso em: 26 jun. 2024.

O BANDIDO da luz vermelha. Direção: Rogério Sganzerla. Produção: Rogério Sganzerla, Julio Calasso, José da Costa Cordeiro, José Alberto Reis, Paulo Villaça. Cidade: São Paulo. Brasil, 1968. 92’, sonoro, P&B, 35mm.

PEIXOTO, Mário. Mundéu. Rio de Janeiro: 7Letras, 1997.

RECHTMAN, Enio. Itaboca, rua de triste memória: imigrantes judeus no bairro do Bom Retiro e o confinamento da zona do meretrício (1940 a 1953). Dissertação (Mestrado) - Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2015.

SALES GOMES, Paulo Emílio. Cinema: trajetória do subdesenvolvimento. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

UMA RUA chamada Triumpho 1969/70. Direção: Ozualdo R. Candeias. Produção: Jorge Alberto M. Teixeira, Antonio Roberto de Godoy, Cesário Felfeli. Cidade: São Paulo. Cinegeral e Longfilme. Brasil, 1971. 11’, sonoro, P&B, 35mm.

UMA RUA chamada Triumpho 1970/71. Direção: Ozualdo R. Candeias. Produção: Jorge Alberto M. Teixeira, Antonio Roberto de Godoy, Cesário Felfeli. Cidade: São Paulo. Cingeral e Longfilme. Brasil, 1971. 9’, sonoro, P&B, 35mm.

VIVER a vida (Vivre sa Vie). Direção: Jean-Luc Godard. Produção: Pierre Braunberger. Cidade: Paris. Les Films de la Pléiade. França, 1962. 85’, sonoro, P&B, 35mm.

XAVIER, Ismail. Alegorias do subdesenvolvimento: Cinema Novo, Tropicalismo e Cinema Marginal. São Paulo: Cosac & Naify, 2012.

ZÉZERO. Direção: Ozualdo R. Candeias. Produção: Ozualdo R. Candeias. Cidade: São Paulo. Brasil, 1974. 31’, sonoro, P&B, 35mm.

Téléchargements

Publiée

2024-07-02

Numéro

Rubrique

Hors cadre