A renovação da entrevista em Iracema e Retrato de uma paisagem

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n2.1152

Mots-clés :

Entrevista, Documentário moderno, Cinema direto, Cinema-verdade

Résumé

Após destacarmos a complexidade de Iracema (1974) e algumas possibilidades de abordagem do filme na introdução, avançamos para uma investigação de sua prática do cinema-verdade na Amazônia, mediante a adoção de protocolos criativos que permitem o estabelecimento de um curto-circuito fecundo entre a equipe, os poucos atores do projeto e os sujeitos do entorno. No estudo, estou particularmente interessado na atuação de Paulo César Pereio, cuja participação atualiza a prática da entrevista na tradição documentária, indicando novas formas de emprego desse expediente. Finalizo o artigo com uma abordagem do documentário Retrato de uma paisagem (2012), de Pedro Diógenes, partindo da premissa de que, entre os seus protagonistas (Pereio, de um lado, e Tavinho Teixeira, do outro), e entre as obras, existem afinidades, uma espécie de parentesco.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Laecio Ricardo de Aquino Rodrigues, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Associado do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e do seu Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM-UFPE), Brasil. 

Références

ARFUCH, Leonor. La entrevista, una invención dialógica. Barcelona: Paidós, 1995.

BARNOUW, Eric. Documentary: a history of the non-fiction film. Nova York: Oxford University Press, 1993.

BEM VIVER: Circuito de cineclubes foi fundamental para driblar censura da ditadura, conta Jorge Bodansky. Entrevistado: Jorge Bodanzky. Entrevistador: Brasil de Fato. São Paulo: Rádio Brasil de Fato, 02 de abril de 2024. Podcast. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2024/04/02/circuito-de-cineclubes-foi-fundamental-para-driblar-censura-da-ditadura-conta-jorge-bodansky. Acesso em: 07 dez. 2024.

BERNARDET, Jean-Claude. Cineastas e imagens do povo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

COMOLLI, Jean-Louis. Ver e poder - a inocência perdida: cinema, televisão, ficção, documentário. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2008.

COMOLLI, Jean-Louis. O desvio pelo direto. In: Catálogo do 14º Forumdoc.BH - Festival do Filme Documentário e Etnográfico – Fórum de Antropologia, Cinema e Vídeo, pp. 294 a 317, 2010. Disponível em http://www.forumdoc.org.br/2010. Acesso em: 14 jun. 2024.

DA-RIN, Sílvio. Espelho Partido – Tradição e transformação do documentário. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2004.

ERA UMA VEZ IRACEMA. Direção: Jorge Bodanzki. Produção: Videofilmes. Brasil, 2005. 46 min., sonoro, colorido.

GAMAL, o delírio do sexo. Direção: João Batista de Andrade. Produção: Tecla Filmes. Brasil, 1969. 80 min., sonoro, preto e branco.

GAUTHIER, Guy. O documentário: um outro cinema. Campinas: Papirus, 2011.

GUIMARÃES, Victor. O desvio pela ficção: contaminações no cinema brasileiro contemporâneo. In: RODRIGUES, Laécio Ricardo de Aquino (org.). Pensar o documentário – Textos para um debate. Recife: Editora da UFPE, 2020.

HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Petrópolis: Editora Vozes, 2014.

IPAM - Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia. O que é grilagem de terras e como combater esse crime na Amazônia, 07 de março de 2024. Disponível em: https://ipam.org.br/pt. Acesso em: 30 jun. 2024.

IRACEMA, uma transa amazônica. Direção: Jorge Bodanzky e Orlando Senna. Produção: Stop Film; Zweites Deutsches Fernsehen (ZDF). Brasil; Alemanha, 1974. 16mm/35mm, 95min., sonoro, colorido.

MATTOS, Carlos Alberto. Jorge Bodanzky: o homem com câmera. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e Cultura – Fundação Padre Anchieta, 2006.

RETRATO de uma paisagem. Direção: Pedro Diógenes. Produção: Alumbramento. Brasil, 2012. Digital, 34min., sonoro, colorido.

RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. Lisboa: Orfeu Negro, 2010.

REINALDO, Gabriela; e REBOUÇAS, Aline. Iracema, uma transa amazônica: subversão na adaptação cinematográfica, Lúmina, Juiz de Fora (online), v. 11, n. 2, p. 253-270, mai/ago, 2017. Disponível em https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21308. Acesso em: 30 jun. 2024.

RODRIGUES, Laécio Ricardo de Aquino. Notas sobre o dispositivo no documentário contemporâneo, Galáxia, São Paulo (online), n. 30, p.138-148, dez. 2015. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/20160. Acesso em: 22 out. 2024.

RODRIGUES, Laécio Ricardo de Aquino. Do encontro previsível à cena revigorada - a entrevista no documentário contemporâneo (parte 1), Doc On-Line – Revista Digital de Cinema Documentário, março, (19): 110-123. Disponível em: https://www.doc.ubi.pt/index19.html. Acesso em: 21 out. 2024.

TEIXEIRA, Francisco Elinaldo. Enunciação do documentário: o problema de ‘dar a voz ao outro’. In: Estudos de Cinema Socine, Ano III. Porto Alegre: Editora Sulina, 2003. pp. 164-170.

XAVIER, Ismail. Iracema: o cinema-verdade vai ao teatro, Devires – Cinema e Humanidades, Belo Horizonte, v.2, n.1, p.70-85, jan-dez. 2004. Disponível em: https://bib44.fafich.ufmg.br/devires/index.php/Devires/article/view/235. Acesso em: 23 jun. 2024.

Téléchargements

Publiée

2024-12-23

Numéro

Rubrique

Dossier