Chamada Dossiê: Públicos de cinema na América Latina e no Caribe

2024-12-17

Os estudos sobre as experiências dos públicos de cinema na América Latina vêm chamando a atenção de especialistas nas últimas décadas. Jesús Martín-Barbero (1987) e Néstor García Canclini (1993) impulsionaram mudanças conceituais que permitiram abordar de uma maneira renovada as dinâmicas do consumo cultural, analisando o que os públicos fazem com os filmes, como modificam seus sentidos a partir dos processos de recepção, e como se transformam a partir das experiências com as obras. De maneira paralela, no Brasil, afim à discussão latino-americana, Jean-Claude Bernardet (1995) propôs uma revisão crítica à historiografia clássica do cinema nacional, que estudava fundamentalmente os filmes e autores, propondo que se deveria considerar o funcionamento do mercado e a recepção enquanto peças-chaves.

Encorajados por essas mudanças conceituais e analíticas, ao longo do século XXI vemos uma expansão no número de estudos que refletem sobre os significados de ir ao cinema dentro da história cultural da região (Ferraz, 2012; Bamba, 2013; Rosas Mantecón, 2017; Freire e Ferraz, 2018; Kriger, 2018; Rosas Mantecón e González, 2020; Kriger e Poppe, 2023; Rosas Mantecón e Zirión, 2023;  entre outros). Paralelamente, no Brasil, os Seminários Temáticos dedicados a reflexionar sobre o tema estiveram presentes nos encontros anuais promovidos pela Sociedade Brasileira de Cinema e Audiovisual (Socine) desde 2009; simultaneamente, o crescimento no número de pesquisas com vertentes históricas e etnográficas demonstra o caráter transdisciplinar das investigações que vêm sendo realizadas no país (Pires, 2021: 69-70).

Motivadas pelo crescente intercâmbio entre pesquisadores latino-americanos dedicados ao estudo de públicos de cinema e espaços de exibição, e pelo fato de que pela primeira vez foi celebrada uma edição da HoMER Conference - da associação History of moviegoing, exhibition and reception - na América Latina, propusemos a mesa Audience and Cinemagoing Studies in Latin America and the Caribbean: A State of the Art (Rio de Janeiro, de 10 a 12 de julho de 2024). A proposta do dossiê Públicos de cinema na América Latina e no Caribe busca ampliar a convocatória, para construir um número especial dedicado a artigos e resenhas bibliográficas de obras que reflitam acerca das práticas espectatoriais do passado e contemporâneas, nos diferentes países da região.

Possíveis eixos de participação:

  • Públicos de cinema na América Latina e no Caribe.
  • Reflexões acerca das memórias e práticas espectatoriais em salas de cinema, cineclubes e/ou festivais latino-americanos de cinema.
  • Cinefilias cultas, populares, novas cinefilias e cultura de .
  • Visualização em plataformas streaming e novas formas de exibição on-line.
  • Pirataria e outras maneiras informais de consumir cinema.

Organizadoras convidadas:

Ana Rosas Mantecón

Doutora em antropologia, professora e pesquisadora do Departamento de Antropologia da Universidad Autónoma Metropolitana Iztapalapa. Especialista em públicos de cinema, museus e património, bem como em políticas de acesso cultural. Tem promovido o diálogo entre a teoria e a prática da gestão cultural através da participação em programas internacionais, nacionais e regionais de profissionalização de gestores, de investigação aplicada e formação de públicos.

Entre suas publicações se destacam os livros: Pensar los públicos (2023); a co-coordenação de Claroscuros de la memoria. Culturas cinematográficas y mundos urbanos (2023), com Antonio Zirión Pérez; a co-coordenação de Públicos iberoamericanos del cine mexicano de la Época de oro. Trayectorias analógicas y digitales de una identidad compartida (2021) com Juan Carlos Domínguez Domingo; a co-coordenação de Cines latinoamericanos en circulación. En busca del público perdido (2020), com Leandro González, que recebeu o Prêmio de Ensayo sobre Cine en América Latina y el Caribe da Fundación del Nuevo Cine Latinoamericano; a coordinação de Butacas, plataformas y asfalto. Nuevas miradas al cine mexicano (2019); e a autoria de Ir al cine. Antropología de los públicos, la ciudad y las pantallas (2017).

Bianca Salles Pires

Bacharel em ciências sociais e mestra em sociologia pela Universidade Federal Fluminense. Doutora em Ciências Humanas (Sociologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente realiza um pós-doutorado em Ciências Antropológicas na Universidad Autónoma Metropolitana Iztapalapa (bolsa Conahcyt, México). Forma parte do grupo de pesquisa “Festivais de cinema e audiovisual: histórias, políticas e práticas”, CNPq, Brasil. Suas principais linhas de investigação são os públicos de cinema, os circuitos culturais de cinema, festivais audiovisuais latinoamericanos, cineclubes e documentário. Temas sobre os quais há publicado em livros e revistas especializadas.

María Paz Peirano

Doutora em Antropologia Social pela Universidade de Kent, Reino Unido; é professora e investigadora da Universidade do Chile. Atualmente realiza um pós-doutorado na Universidade da Antuérpia, Bélgica. Seu trabalho se concentra na dinâmica da construção do campo cultural e no desenvolvimento da cultura cinematográfica chilena, sobre a qual publicou em vários livros e periódicos. Ela é co-organizadora dos livros Film Festivals and Anthropology (2017), e La vieja escuela. El rol de cine-arte Normandie en la formación de audiencias (2020). Coordena o projeto 'Públicos de cine en Chile: cultura cinematográfica, cinefilia y procesos de formación' (Fondecyt nº1211594).

 

Referências:

BAMBA, Mahomed (Org.) A recepção cinematográfica: teoria e estudos de casos. Salvador: EDUFBA, 2013.

BERNARDET, Jean-Claude. Historiografia clássica do cinema brasileiro: metodologia e pedagogía. São Paulo: Annablume, 1995.

FREIRE, Rafael de Luna; FERRAZ, Talitha. Apresentação do Dossiê Estudos de exibição e públicos cinematográficos: histórias, memórias e práticas. C. Legenda, Niterói, n. 36, 2018.

FERRAZ, Talitha. A Segunda Cinelândia Carioca: cinemas, sociabilidade e memória na

Tijuca. Rio de Janeiro: Multifoco, 2012.

GARCÍA CANCLINI, Néstor. El consumo cultural y su estudio en México: una propuesta teórica. In. Néstor García Canclini (coord.), El consumo cultural en México. Cidade do México: Consejo Nacional para la Cultura y las Artes, 1993, p. 15 - 42.

KRIGER, Clara (Comp.). Imágenes y públicos del cine argentino clásico. Buenos Aires: Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires, 2018.

KRIGER, Clara; POPPE, Nicolás (editores). Salas, negocios y públicos de cine en Latinoamérica (1896-1960). Buenos Aires: Prometeo Libros, 2023.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. De los medios a las mediaciones. Comunicación, cultura y hegemonía. Barcelona: Gustavo Gilli, 1987.

PIRES, Bianca S. Los grandes mercados: Brasil. In DOMÍNGUEZ DOMINGO, Juan Carlos; ROSAS MANTECÓN, Ana (coords.) Públicos iberoamericanos del cine mexicano de la Época de Oro. Trayectorias analógicas y digitales de una identidad compartida. Cidade do México: PROCINECDMX, 2021. p. 67 - 97. 

ROSAS MANTECÓN, Ana. Ir al cine. Antropología de los públicos, la ciudad y las pantallas. Cidade do México: Gedisa Editorial/Universidad Autónoma Metropolitana, 2017.

ROSAS MANTECÓN, Ana; GONZÁLEZ, Leandro. Cines latinoamericanos en circulación. En busca del público perdido. Cidade do México: Universidad Autónoma Metropolitana, 2020.

ROSAS MANTECÓN, Ana; Zirión, Antonio (coords.) Claroscuros de la memoria. Culturas cinematográficas y mundos urbanos. Cidade do México: Universidad Autónoma Metropolitana/Juan Pablos Editor, 2023.