Atmosferas do passado: o cinema de Salomão Santana
DOI:
https://doi.org/10.22475/rebeca.v3n2.86Palavras-chave:
atmosfera, melancolia, montagem, Salomão SantanaResumo
Através do uso de imagens de arquivo privadas (registros caseiros do começo da utilização do VHS), os curtas-metragens do realizador cearense Salomão Santana retiram o passado do seu invólucro confortável de mero “patrimônio” acumulado e estabelecem com ele uma relação de choque e estranhamento, trazendo para primeiro plano a influência melancólica e perturbadora de seus tons atmosféricos. Este artigo pretende enxergar melhor a maneira pela qual esse gesto se efetiva sobretudo a parir de duas operações: a montagem e a exploração dos aspectos pictóricos da imagem.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-07-25
Edição
Seção
Temáticas Livres
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.