A mexicanidade encontra o americanismo: A circulação de imaginários nacionais e os regimes de gênero entre o Western e a Comedia Ranchera

Autores

  • Peter W Schulze Universidade de Bremen

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v4n1.343

Resumo

Este ensaio discute os fluxos cinematográficos transregionais entre Hollywood e a indústria cinematográfica mexicana, usando o exemplo de dois grandes gêneros: o western estadunidense e sua contrapartida mexicana, a comedia ranchera. Como um estudo científico de “glocalização” (ver RO- BERTSON), este ensaio traça algumas das complexas interconexões entre esses dois gêneros e o “capital midiático” (CURTIN) investido, que será espe- cificado de acordo com “lógicas de acumulação”, “forças socioculturais vari- áveis” e “trajetórias de migração criativa” particulares, incluindo não somente as equipes de filmagem, como diz Curtin, mas, particularmente, padrões de gênero. Portanto, aqui se examina a circulação de estrelas e outras pessoas da equipe de filmagem, sinergias crossmedia entre as indústrias de cinema e de música, bem como intervenções políticas de governos e inter-relações econômicas entre as respectivas indústrias culturais (trans)nacionais. Dá-se uma atenção específica às negociações de identidades de gênero e culturais vis-à-vis os processos misturados de globalização e localização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Peter W Schulze, Universidade de Bremen

Peter W. Schulze é pesquisador e professor de cinema na Universidade de Bremen, na Alemanha. Publicou livros sobre a obra do cineasta Glauber Rocha, a relação entre cinema e globalização e passagens transmedias de gêneros, entre outros temas. Desenvolveu vários eventos culturais e curadorias de mostras de cinema, entre eles «Transposições: literatura e cinema no Brasil» no contexto da Feira do Livro de Frankfurt 2013.

Publicado

2016-07-25

Edição

Seção

Dossiê