Espaços de formação profissional e ampliação do acesso de novos atores sociais ao campo audiovisual
O caso do Centro de Audiovisual de São Bernardo do Campo (CAV)
DOI:
https://doi.org/10.22475/rebeca.v12n1.938Palavras-chave:
Formação profissional, Campo audiovisual, Democratização, Centro de Audiovisual de São Bernardo do CampoResumo
Considerando a atuação de espaços de formação em linguagem audiovisual no Brasil ao longo dos anos 2010, que ganharam força à luz da ampliação dos debates sobre a chamada “economia criativa” no setor privado e na gestão pública, este artigo apresenta um estudo de caso sobre o Centro de Audiovisual de São Bernardo do Campo – CAV, inaugurado em 2012, na região do ABC paulista. Além de uma escola, que oferece cursos livres gratuitos de 800 horas nas áreas de live action e animação, o CAV dispõe de um “Núcleo de Produção” que realiza produções independentes e produções para a Secretaria de Cultura da cidade, além de apoiar produtores locais. A metodologia da pesquisa se baseou na realização de entrevistas em profundidade com o objetivo de identificar percepções acerca do CAV, articuladas em relatos produzidos por atores sociais que fizeram/fazem parte da comunidade do Centro. Por meio de análise qualitativa do material, buscou-se investigar os pontos de convergência entre as histórias de vida dos/as sujeitos/as entrevistados/as e o CAV. Como principais considerações, a pesquisa aponta possíveis impactos gerados pela presença de centros de formação públicos e gratuitos como o CAV em cenários locais de produção audiovisual, destacando seu papel no sentido da democratização do campo audiovisual por meio do ingresso de novos atores no cenário produtivo brasileiro.
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