Da cena ao espectador
um novo olhar sobre Jogo de Cena
DOI:
https://doi.org/10.22475/rebeca.v12n2.961Palavras-chave:
Documentário, Eduardo Coutinho, Espectador, SubjetivaçãoResumo
Eduardo Coutinho é um dos principais nomes do documentário nacional e já foi amplamente discutido por pesquisadores e cinéfilos. Contudo, Consuelo Lins (2013) destaca que boa parte desse pensamento crítico se concentrou nas escolhas formais que o diretor fazia para construir o encontro com os personagens diante da câmera, deixando o espectador em segundo plano, como efeito de certas formulações críticas. Nesse sentido, o presente artigo propõe investigar o espectador de Jogo de Cena a partir da perspectiva de que as operações cinematográficas trabalhadas pelo diretor criam condições de experiência para que o observador se submeta a um processo de subjetivação e torne-se outro, que não é nem o sujeito preexistente, nem a materialidade do filme, mas um processo em formação dado no encontro com o filme. Sem esse encontro, ele não existe. A partir dos conceitos de putting in sequence, putting in frame e putting in scene de André Gaudreault (2009) e de pensamentos de autores como Gilles Deleuze, André Bazin e Ismail Xavier, pretende-se alcançar um novo horizonte teórico-conceitual sobre o grande mestre do documentário nacional.
Downloads
Referências
BAZIN, André. O cinema: ensaios. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1991.
COMOLLI, Jean-Louis. Ver e poder: A inocência perdida: cinema, televisão, ficção, documentário. Belo Horizonte: Humanitas, 2008.
DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo. V. 2. São Paulo: Brasiliense, 2013a.
______. Conversações. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2013b.
______. Cinema 1 - A imagem-movimento. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 2018.
GAUDREAULT, André. From Plato to Lumière: narration and mostration in literature and cinema. Toronto: University of Toronto Press, 2009.
GUIMARÃES, Cézar. Mil maneiras de ir em direção ao real. In: BAZIN, André. O realismo impossível. Seleção, tradução, introdução e notas Mário Alves Coutinho. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016. p.06-13.
JOGO DE cena. Direção: Eduardo Coutinho. Montagem: Jordana Berg. [Rio de Janeiro]: VídeoFilmes, 2007.
LINS, Consuelo. O cinema de Eduardo Coutinho: entre o personagem fabulador e o espectador-montador. In: OHATA, Milton (Org.). Eduardo Coutinho. São Paulo: Cosac Naify, 2013. p. 375-388.
MARTIN, Marcel. A linguagem cinematográfica. 1. ed. São Paulo: Brasiliense, 1990.
MATTOS, Carlos Alberto. Sete Faces de Eduardo Coutinho. 1.ed. São Paulo: Boitempo; Itaú Cultural; Instituto Moreira Salles, 2019.
NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. 2.Ed. São Paulo: Papirus, 2007
PENONI, Isabel. O jogo da cena contemporânea: notas sobre um filme de Coutinho. In: BACAL, Tatiana; ALTMANN, Eliska (Org.). Jogo de Cena visto por Isabel Penoni e Sandra Kogut. Rio de Janeiro: 7Letras, 2017. p. 07-44.
XAVIER, Ismail. O jogo de cena e as outras cenas. In: OHATA, Milton (Org.). Eduardo Coutinho. São Paulo: Cosac Naify, 2013. p.604-627.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Helena Oliveira Teixeira de Carvalho
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.