A transformação das imagens em Um dia na vida

do fluxo televisivo ao arquivo audiovisual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v12n2.979

Palavras-chave:

Montagem, Desvio de imagens, Coutinho, Um dia na vida

Resumo

Este artigo analisa o filme Um dia na vida (Eduardo Coutinho, 2010), do ponto de vista da apropriação das imagens da televisão aberta brasileira. Veremos como essas imagens, expostas em sua materialidade, ou seja, sem intervenções importantes na forma como foram originalmente editadas pelos veículos de comunicação, uma vez deslocadas de seu meio de difusão habitual e inscritas num projeto propriamente cinematográfico, reaparecem no espaço contemporâneo com um sentido renovado. Partimos de um paralelo entre o método de desvio das imagens do espetáculo no filme de Coutinho e na obra de Guy Debord, afim de estabelecer suas respectivas diferenças e propor o aprofundamento do debate sobre o desvio, técnica de composição capaz de proporcionar ao espectador uma experiência ao mesmo tempo estética e política. Veremos também como as interrupções produzidas pela montagem de Um dia na vida, ao suscitarem um estranhamento em relação à linguagem televisiva, convidam-nos a uma leitura crítica da televisão. Para concluir, afirmamos que os procedimentos formais desse filme, tão radicais quanto minimalistas, operam, enfim, uma verdadeira conversão do fluxo televisivo em material de arquivo, uma transformação da liquidez da produção audiovisual em cristal de memória das imagens da TV.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Beaklini, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduado em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi bolsista de Iniciação Científica PIBIC-UFRJ de 2018 a 2020. Rio de Janeiro (RJ). Brasil.

Anita Leandro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Estudos Cinematográficos e Audiovisuais pela Université Paris III - Sorbonne-Nouvelle. Realizou pós-doutorado na Paris III (Estágio Sênior Exterior-CAPES). Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro (RJ). Brasil.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Image et mémoire. Paris: Éditions Hoëbeke, 1998.

ARAÚJO, Inácio. O filme-coisa de Coutinho. Blog do Inácio Araújo, 02 nov. 2010. Disponível em: https://inacio-a.blogosfera.uol.com.br/2010/11/02/o-filme-coisa-de-coutinho-2/. Acesso em: 04 jan. 2023.

AVELLAR, José Carlos. A palavra que provoca a imagem e o vazio no quintal. Conversa com Eduardo Coutinho. Revista Cinemais, Rio de Janeiro, n. 22, p. 31-71, mar.-abr. 2000.

BAUDRILLARD, Jean. A Sociedade de Consumo. Lisboa: Edições 70, 1995.

BAUDRILLARD, Jean. Telemorfose. Rio de Janeiro: Mauad, 2004.

BEAKLINI, Renato. Do fluxo ao arquivo: uma análise da técnica do desvio na montagem de Um dia na vida. 2023. 101p. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social, habilitação em Radialismo) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11422/20044. Acesso em: 01 dez. 2023.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas: Magia e técnica, arte e política. 3. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.

BOWLER, Kate. Blessed: a history of the American prosperity gospel. Oxford: Oxford University Press, 2013.

CHKLOVSKI, Victor. A arte como procedimento. In: TOLEDO, Dionísio de Oliveira (Org.). Teoria da Literatura: Formalistas Russos. 3. ed. Porto Alegre: Editora Globo, 1976. p. 39-56.

CHRISTIAN, Hérica. Aprovada venda de horário na programação das emissoras de rádio e TV comerciais. Rádio Senado, 21 jun. 2022. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/radio/1/noticia/2022/06/21/aprovada-venda-de-horario-na-programacao-das-emissoras-de-radio-e-tv-comerciais. Acesso em: 06 nov. 2022.

COMOLLI, Jean-Louis. Ver e Poder: a inocência perdida: cinema, televisão, ficção, documentário. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

COUTINHO, Eduardo. De frente com Gabi. [Entrevista concedida a] Marília Gabriela. De frente com Gabi. São Paulo: SBT, 2002. Disponível em: https://youtu.be/VhKPsqQnM2U. Acesso em: 04 dez. 2022.

COUTINHO, Eduardo. Transcrição da participação de Coutinho no Cinerama (ECO/UFRJ) – 23/08/2011. In: DIAS, Julia Santos Rodrigues. A representação da mulher na televisão brasileira: uma análise a partir do filme “Um dia na vida” de Eduardo Coutinho. 2013. 87p. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social, habilitação em Radialismo) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. p. 54-82.

COUTINHO, Eduardo. Registro da participação de Coutinho na 1ª Mostra Joaquim Venâncio – 08/09/2011. In: Mostra Joaquim Venâncio. 1ª Mostra Joaquim Venâncio (08/09/2011) - Debate com Eduardo Coutinho. YouTube, 12 jun. 2013. Disponível em: https://youtu.be/26zNOnmLnck?feature=shared. Acesso em: 01 dez. 2023.

DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo: Comentários sobre a sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.

DEBORD, Guy. Nota sobre o emprego de filmes roubados. Revista Laika, São Paulo, n. 6, p. 1-2, 2014. Originalmente publicado em 1999 [1978].

DEBORD, Guy; WOLMAN, Gil. Mode d’emploi du détournement. Les Lèvres Nues, Bruxelas, n. 8, p. 2-9, 1956. Disponível em: https://www.erudit.org/fr/revues/inter/2014-n117-inter01492/72291ac.pdf. Acesso em: 01 out. 2022.

DESVENDANDO a publicidade infantil. Criança e consumo, 03 jul. 2020. Disponível em: https://criancaeconsumo.org.br/noticias/desvendando-a-publicidade-infantil/. Acesso em: 16 nov. 2022.

EDUARDO COUTINHO, 7 de outubro. Direção de Carlos Nader. Já Filmes: Brasil, 2013. (71min.), son., color.

GUERRA, Flavia. Documentário exclusivo de Eduardo Coutinho cai na internet. Estadão, 03 fev. 2014. Disponível em: https://cultura.estadao.com.br/noticias/cinema,documentario-exclusivo-de-eduardo-coutinho-cai-na-internet,1126333. Acesso em: 14 out. 2022.

HURLEMENTS EN Faveur de Sade. Direção de Guy Debord. Films Lettristes: França, 1952. (64min.), son., P&B.

LEANDRO, Anita. Desvios de Imagens. E-Compós, Brasília, n. 1, p. 1-17, 2012.

LINS, Consuelo. Do espectador crítico ao espectador-montador: Um Dia na Vida, de Eduardo Coutinho. Devires, Belo Horizonte, n. 2, p. 132-138, 2010.

LINS, Consuelo. O documentário de Eduardo Coutinho: televisão, cinema e vídeo. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

SODRÉ, Muniz; PAIVA, Raquel. O império do grotesco. 2. ed. Rio de Janeiro: Mauad, 2014.

STYCER, Mauricio. Horário de igrejas é igual a publicidade e três canais burlam lei, diz MPF. Splash UOL, 09 dez. 2019. Disponível em: https://www.uol.com.br/splash/colunas/mauricio-stycer/2019/12/09/horario-de-igrejas-e-igual-a-publicidade-e-tres-canais-burlam-lei-diz-mpf.htm. Acesso em: 06 nov. 2022.

UM DIA na vida. Direção: Eduardo Coutinho. Montagem: Eduardo Coutinho e Jordana Berg. Vídeo Filmes: Brasil, 2010. (95min.), son., color.

VALENTE, Eduardo. Uma noite no cinema. Revista Cinética, out. 2010. Disponível em: http://www.revistacinetica.com.br/umdianavida.htm. Acesso em: 04 jan. 2023.

ZANIN, Luiz. O ready-made de Eduardo Coutinho. Estadão, 30 out. 2010. Disponível em: http://blogs.estadao.com.br/luiz-zanin/o-ready-made-de-eduardo-coutinho/. Acesso em: 04 jan. 2023.

Downloads

Publicado

2024-01-13

Edição

Seção

Dossiê