Cinema do reencontro

formas da história no Cabra e na trilogia de Vincent Carelli

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DOI :

https://doi.org/10.22475/rebeca.v12n2.1029

Mots-clés :

Cena do reencontro, Fragmento, Elaboração da história, Cinema político

Résumé

Este ensaio parte das situações de “reencontro” em filmes-processo para sugerir um mapa, ainda em aberto, de cotejos entre Cabra marcado para morrer (assim como o filme subsequente A família de Elizabeth Teixeira) e a trilogia de Vincent Carelli (constituída por Corumbiara, Martírio e Adeus, Capitão). Toma-se, para tanto, as cenas de reencontro, seja entre pessoas, seja com as imagens de arquivo, para perceber afinidades e diferenças entre os trabalhos, caracterizando assim dois modos, entre outros tantos possíveis, de um cinema político no Brasil. Se no primeiro modo, tendo sua experiência interrompida, o filme se torna processo, no segundo, os processos, registrados ao longo de anos de militância, se tornam filmes. No primeiro, nascido nas ruínas do Golpe, o fragmento acusa um hiato e produz liames, elaborando a história por meio da dialética entre os dois termos; no segundo, nascido de processos de extermínio, o fragmento é enigma que move um trabalho de tradução e narração, sem deixar de guardar a opacidade da experiência narrada, o que provocaria alargar o conceito avaro e restrito de humanidade, tal como forjado pela modernidade ocidental.

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André Brasil, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte (MG). Brasil.

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Publiée

2024-01-13

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