O porão do mundo

Re-encenação e sobrevivência em Pedro Costa

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n1.1119

Mots-clés :

Pedro Costa, Cabo Verde, re-encenação, Negroceno

Résumé

Compondo uma espécie de nova trilogia que revê a anterior das “cartas das Fontaínhas”, Juventude em Marcha (2006), Cavalo Dinheiro (2014) e Vitalina Varela (2019) de Pedro Costa ampliam seu foco no bairro marginal da periferia de Lisboa para as experiências da diáspora cabo-verdiana residente em Portugal e para a sua existência fraturada no tempo e no espaço, marcada pela emigração forçada, pela discriminação e pelo abandono. Mas, em vez de trabalhar essas vidas negadas apenas como material narrativo, os filmes de Costa também as incorporam na forma composicional. A natureza não consecutiva dos planos, a utilização do claro-escuro e dos limiares que fazem do invisível parte constitutiva do enquadramento e a rarefação da fala (quase sempre sob a forma de monólogos) são apenas alguns dos modos como o cinema de Costa ecoa a experiência de vida de suas personagens na própria estrutura do filme. Neste artigo, proponho que essa matriz composicional também alude (embora de forma não referencial) à dimensão histórica e geopolítica do Atlântico luso como origem do Plantationoceno colonial-moderno e do seu correlato contemporâneo, o “devir-Negro do mundo” (Mbembe, 2014).

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Jens Andermann, Universidade de Nova Iorque

Doutor pela Universidade Livre de Berlim e professor da Universidade de Nova Iorque. Escreve sobre artes, cinema, literatura, arquitetura e cultura latino-americana moderna em suas interseções com legados coloniais e extrativistas. Nova Iorque. Estados Unidos.

Tradutora: Bruna Carolina Carvalho, Universidade do Porto

Doutoranda em Estudos Literários, Culturais e Interartíricos na Univeridade do Porto com bolsa de Doutoramento da FCT (Ref.: 2022.13315.BD). Porto, Portugal.

Références

CASA DE LAVA. Direção: Pedro Costa. Cabo Verde: Madragoa Filmes, Gemini Films, Pandora Filmproduktion, 1994. (110 min), son., color., 35 mm.

CAVALO DINHEIRO. Direção: Pedro Costa. Lisboa: Sociedade Óptica Técnica, 2014. (103 min), son., color., digital.

COSTA JÚNIOR, Edson Pereira da. A comunidade na expropriação: modos de alteridade no cinema de Pedro Costa. Matrizes, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 267-288, jan./abr. 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/159569. Acesso em: 28 fev. 2024.

CUNHA, Mariana; ANDRADE, Catarina. Devolver a história, materializar o trauma: Observações sobre os corpos migrantes em Cavalo Dinheiro (2014) e Vitalina Varela (2019) de Pedro Costa. Aniki, Lisboa, v.8, n. 2, p. 112-135, 2021. Disponível em: https://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/769. Acesso em: 28 fev. 2024.

DOUGLAS, Mary. Pureza e Perigo. Ensaio sobre a noção de poluição e tabu. Tradução: Sónia Pereira da Silva. 1 ed. Lisboa: Edições 70, 1991.

FERDINAND, Malcom. Uma Ecologia Decolonial: Pensar a partir do mundo caribenho. Tradução: Letícia Mei. 1 ed. São Paulo: Ubu Editora, 2022.

JORGE, Nuno Barradas. ReFocus. The Films of Pedro Costa: Producing and Consuming Contemporary Art Cinema. 1 ed. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2020.

JUVENTUDE EM MARCHA. Direção: Pedro Costa. Lisboa: Ventura Film, Contracosta produções, Les Films de L’Étranger, 2006. (156 min), son., p&b; color., digital.

LEFEBVRE, Henri. La Production de l’Espace. 2 ed. Paris: Éditions Anthropos, 1981.

LOBBAN JR., Richard A. Cape Verde. Crioulo Colony to independent nation. 1 ed. Boulder: Westview Press, 1995.

MBEMBE, Achille. Crítica da Razão Negra. Tradução: Marta Lança. 1 ed. Lisboa: Antígona, 2014.

MOORE, Jason W. Madeira, sugar, and the conquest of nature in the “first” Sixteenth century. Part I: From “Island of Timber” to Sugar Revolution, 1420-1506. Review (Fernand Braudel), Binghampton, v. 32, n. 4, p. 345-390, 2009. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/i40069683. Acesso em: 29 fev. 2024.

NO QUARTO DA VANDA. Direção: Pedro Costa. Lisboa: Contracosta Produções, IPACA, Pandora Filmproduktion, 2001. (171 min), son., color, digital.

RANCIÈRE, Jacques. Os Intervalos do Cinema. Tradução: Luís Lima. 1 ed. Lisboa: Orfeu Negro, 2012.

RANCIÈRE, Jacques. Two eyes in the night: Pedro Costa’s Vitalina Varela. Sabzian, Brussels, 14 out. 2020. Disponível em: https://sabzian.be/text/two-eyes-in-the-night. Acesso em: 29 fev. 2024.

SANTOS, Maria Emília Madeira et. al. História Concisa de Cabo Verde. Resumo da História Geral de Cabo Verde. 1 ed. Lisboa/Praia: Instituto de Investigação Científica Tropical e Instituto da Investigação e do Património Culturais, 2007.

VITALINA VARELA. Direção: Pedro Costa. Lisboa: Optec, 2019. (124 min), son., color, digital.

YUSOFF, Kathryn. A Billion Black Anthropocenes or None. 1 ed. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2018.

Téléchargements

Publiée

2024-07-02

Numéro

Rubrique

Compte rendu et Traductions