Patrimônio audiovisual e memórias de MG: o caminho sinuoso para a constituição do Museu da Imagem e do Som de BH

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v11n2.844

Palavras-chave:

MIS-BH, Patrimônio audiovisual, Preservação audiovisual, Memória

Resumo

Esta investigação busca apresentar as ações de preservação, organização e resistência desenvolvidas pela equipe do atual Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte, idealizado a partir de 1992 e com efetiva inauguração em 1995. O MIS BH, antigo Centro de Referência do Audiovisual (CRAV), é o principal equipamento cultural responsável pelos cuidados com a memória audiovisual na capital mineira e no próprio estado, mas também possui outra grande missão pela frente: tornar-se mais conhecido do grande público. Neste caminho teórico-reflexivo, vamos enveredar por conceitos como patrimônio audiovisual, memória e identidade cultural. Também serão analisadas as alternativas e estratégias de difusão do acervo audiovisual constituído, tendo como ponto de partida a criação e uso de canal próprio no Youtube e de página no Facebook.

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Biografia do Autor

Adriano Medeiros da Rocha, Universidade Federal de Ouro Preto

Cineasta, professor do DEJOR-Universidade Federal de Ouro Preto, produtor cultural, curador, pós-doutorando pelo PPGCINE da Universidade Federal Fluminense, doutor em Artes/Cinema pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal Minas Gerais.

Soraia Nunes Nogueira, Universidade Federal de Minas Gerais

Formada em Artes/Cinema de Animação, mestre em Artes Visuais e doutora em Arte e Tecnologia da Imagem pela UFMG; especialista em Artes Visuais pelo SENAC; técnica de nível superior em Artes Visuais no MIS BH - área de Preservação Audiovisual.

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Publicado

2023-01-30

Edição

Seção

Dossiê