Algoritmos de recomendação
um estudo sobre como funciona e como é descrito o sistema de recomendações da Netflix
DOI :
https://doi.org/10.22475/rebeca.v12n2.898Mots-clés :
Sistema de Recomendação, Dados, Plataforma de Streaming, AlgoritmosRésumé
As produções audiovisuais visualizadas por cada usuário na plataforma de streaming Netflix são baseadas, em parte, nos dados coletados, tratados e arquivados sobre como e o que foi consumido anteriormente por ele e por outros usuários. As sugestões de novos conteúdos são efetuadas por sistemas de recomendação e são operacionalizadas por um conjunto de algoritmos, que por muitas vezes são mantidos em segredo comercial. A Netflix, em seu site, propõe uma “uma descrição de alto nível” sobre o sistema de recomendação “em uma linguagem para leigos”. Este artigo analisa como esse texto explicita o funcionamento dessas ferramentas, articulando-o com autores que já fizeram parte do grupo de programadores da plataforma, outros críticos, e especialistas em algoritmos de recomendação. A análise demonstrou que, a partir da coleta de poucos dados do usuário, especialmente se comprado com o volume geralmente extraído de sites de redes sociais, é possível efetivar seu elaborado sistema de recomendação de forma personalizada. Os dados coletados se comportam como um “padrão de inclusão” e se constituem em matéria prima de um banco de dados que alimenta o sistema, criando um complexo perfil personalizado para cada indivíduo. Esse perfil é o que recomenda novos títulos no sistema de busca e orienta, principalmente, a posição do item nas fileiras na interface inicial. Por fim, a posição do título na interface e a fileira da qual faz parte influenciam significativamente na escolha da produção, o que tem consequências no contato com a diversidade de produtos audiovisuais, na manutenção da assinatura, e na experiência de consumo na plataforma.
Téléchargements
Références
AGGARWAL, C. C. Recommender Systems. Cham: Springer International Publishing, 2016.
ALEXANDER, N. Catered to your Future Self: Netflix’s “Predictive Personalization” and the Mathematization of Taste. In: SMITH-ROWSEY, D.; MCDONALD, K. (Org.). The Netflix Effect: Technology and Entertainment in the 21st Century. London: Bloomsbury Academic Publishing, 2016. p. 81-100.
ALVINO, C.; BASILICO, J. Learning a Personalized Homepage. Netflix TechBlog, 9 abr. 2015. Disponível em: https://netflixtechblog.com/learning-a-personalized-homepage-aa8ec670359a. Acesso em: 10 mai. 2022.
BEER, D. Algorithms: Shaping Tastes and Manipulating the Circulations of Popular Culture. Popular Culture and New Media, p. 63-100, 2013.
BRAGHINI, K.; MONTAÑO LA CRUZ, S. E. Software, dado e algoritmo como formas culturais na Netflix. Intexto, n. 44, p. 161-183, 1 jan. 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/intexto/article/view/77671. Acesso em: 10 fev. 2022.
BRASIL. Lei no 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais). Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13709.htm. Acesso em: 1 fev. 2022.
BURROUGHS, B. House of Netflix: Streaming media and digital lore. Popular Communication, v. 17, n. 1, p. 1-17, 2 jan. 2019. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/15405702.2017.1343948. Acesso em: 5 abr. 2023.
CARLAN DA SILVEIRA, S.; IUVA, P. Tecnoestética algorítmica e hibridismos audiovisuais nos trailers da Netflix. Comunicação & Informação, v. 23, p. 1-18, 30 dez. 2020. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/ci/article/view/66235. Acesso em: 5 abr. 2022.
COHN, J. The Burden of choice: recommendations, subversion, and algorithmic culture. New Brunswick: Rutgers University Press, 2019.
CURTIN, M.; HOLT, J.; SANSON, K. Distribution Revolution: Conversations about the Digital Future of Film and Television. Los Angeles: University of California Press, 2014.
FERNÁNDEZ-MANZANO, E.-P.; NEIRA, E.; CLARES-GAVILÁN, J. Data management in audiovisual business: Netflix as a case study. El Profesional de la Información, v. 25, n. 4, p. 568, 2016. Disponível em: <https://revista.profesionaldelainformacion.com/index.php/EPI/article/view/epi.2016.jul.06>. Acesso em: 10/11/2022
GAW, F. Algorithmic logics and the construction of cultural taste of the Netflix Recommender System. Media, Culture & Society, v. 44, n. 4, p. 706-725, 25 mai. 2022. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/10.1177/01634437211053767. Acesso em: 5 mar. 2023.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GILLESPIE, T. The Relevance of Algorithms. In: GILLESPIE, T.; BOCZKOWSKI, P. J.; FOOT, K. A. (Org.). Media Technologies: Essays on Communication, Materiality, and Society. Cambridge, MA: MIT Press, 2014. p. 167-194.
GILLESPIE, T. A relevância dos algoritmos (tradução). Parágrafo, v. 6, n. 1, p. 95-121, 2018. Disponível em: http://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/722. Acesso em: 1 fev. 2022.
GOFFEY, A. Algorithm. In: FULLER, M. (Org.). Software Studies: a lexicon. Cambridge, MA: MIT Press, 2008. p. 15-20.
GOLDBERG, D. et al. Using collaborative filtering to weave an information tapestry. Communications of the ACM, v. 35, n. 12, p. 61-70, dez. 1992. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/138859.138867. Acesso em: 1 fev. 2022.
GOMEZ-URIBE, C. A.; HUNT, N. The Netflix Recommender System. ACM Transactions on Management Information Systems, v. 6, n. 4, p. 1-19, 14 jan. 2016. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/2843948. Acesso em: 10 fev. 2022.
HALLINAN, B.; STRIPHAS, T. Recommended for you: The Netflix Prize and the production of algorithmic culture. New Media & Society, v. 18, n. 1, p. 117-137, 23 jan. 2016. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1461444814538646. Acesso em: 3 mar. 2023.
JENNER, M. Is this TVIV? On Netflix, TVIII and binge-watching. New Media & Society, v. 18, n. 2, p. 257-273, 7 fev. 2016. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1461444814541523. Acesso em: 1 fev. 2022.
LATOUR, B. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
LOZIC, J. Financial Analysis of Netflix Platform At the Time of Covid 19 Pandemic. In: HAMMES, K.; VOLAREVIC, H.; KAUROVA, O. (Eds.). 66th International Scientific Conference on Economic and Social Development. Book of Proceedings. Rabat: Varazdin Development and Entrepreneurship Agency, 2021. p. 78-86. Disponível em: https://www.bib.irb.hr/1118937. Acesso em: 5 abr. 2023.
MOROZOV, E. Big tech: a ascenção dos dados e a morte da política. São Paulo: Ubu Editora, 2018.
MORRIS, J. W. Curation by code: Infomediaries and the data mining of taste. European Journal of Cultural Studies, v. 18, n. 4-5, p. 446-463, 16 ago. 2015. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1367549415577387. Acesso em: 10 mai. 2022.
NETFLIX. Como funciona o sistema de recomendações da Netflix. Netflix - Central de Ajuda, [2019?]. Disponível em: https://help.netflix.com/pt/node/100639. Acesso em: 10 mai. 2022.
NETFLIX. About Netflix - Página inicial. Disponível em: https://about.netflix.com/pt_br. Acesso em: 10 mai. 2022.
O’NEIL, C. Weapons of math destruction: how big data increases inequality and threatens democracy. New York: Broadway Books, 2016.
PAJKOVIC, N. Algorithms and taste-making: Exposing the Netflix Recommender System’s operational logics. Convergence: The International Journal of Research into New Media Technologies, v. 28, n. 1, p. 214-235, 17 fev. 2022. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/10.1177/13548565211014464. Acesso em: 10 mai. 2022.
PARISER, E. O filtro invisível: o que a internet está escondendo de você. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
PASQUALE, F. The Black Box Society: The Secret Algorithms That Control Money and Information. Cambridge, MA: Havard University Press, 2016.
PINCH, T. J.; BIJKER, W. E. The Social Construction of Facts and Artefacts: or How the Sociology of Science and the Sociology of Technology might Benefit Each Other. Social Studies of Science, v. 14, n. 3, p. 399-441, 29 ago. 1984. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/10.1177/030631284014003004. Acesso em: 12 nov. 2021.
RITTER, O. I Know What You Saw Last Summer: Uma Análise do Uso de Dados Pessoais pela Plataforma Netflix. In: BELLI, L.; RAMOS, B. (Org.). Políticas Digitais no Brasil: Acesso à Internet, Proteção de Dados e Regulação. Rio de Janeiro: FGV Direito Rio, 2021. p. 158-172. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/30688/0. Acesso em: 10 mai. 2022.
SEAVER, N. Algorithms as culture: Some tactics for the ethnography of algorithmic systems. Big Data & Society, v. 4, n. 2, p. 1-12, 9 dez. 2017. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/10.1177/2053951717738104>. Acesso em: 5 abr. 2023.
SIMÕES, A. L.; CUNHA, M. DO N. Comunicação na Internet e a Violação do Direito à Privacidade: uma análise avaliativa das políticas e termos de uso na Internet. Comunicação & Inovação, v. 19, n. 40, p. 39-55, 25 ago. 2018. Disponível em: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/5093. Acesso em: 3 mar. 2022.
SRNICEK, N. Plataform Capitalism. Cambridge, UK: Policy Press, 2016.
SUMPTER, D. Dominados pelos números: do Facebook e Google às Fake News - os algoritmos que controlam nossa vida. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2019.
TALIB, S. et al. Perception analysis of social networks’ privacy policy: Instagram as a case study. In: The 5th International Conference on Information and Communication Technology for The Muslim World (ICT4M), 5., nov. 2014 Kuching, Malaysia. Rabat-Morocco: IEEE, nov. 2014. p. 1–5. Disponível em: http://ieeexplore.ieee.org/document/7020612/. Acesso em: 1 fev. 2022.
TIKU, N. Why Netflix Features Black Actors in Promos to Black Users. Wired, 24 out. 2018 20:20. Culture. Disponível em: https://www.wired.com/story/why-netflix-features-black-actors-promos-to-black-users/. Acesso em: 10 mai. 2022.
WILSON, S. et al. The Creation and Analysis of a Website Privacy Policy Corpus. In: Proceedings of the 54th Annual Meeting of the Association for Computational Linguistics (Volume 1: Long Papers). Berlim: Association for Computational Linguistics, 2016. p. 1330-1340. Disponível em: http://aclweb.org/anthology/P16-1126. Acesso em: 5 fev. 2022.
WINKLER, S.; ZEADALLY, S. Privacy Policy Analysis of Popular Web Platforms. IEEE Technology and Society Magazine, v. 35, n. 2, p. 75-85, jun. 2016. Disponível em: http://ieeexplore.ieee.org/document/7484849/. Acesso em: 3 fev. 2022.
ZUBOFF, S. A era do capitalismo de vigilância. Rio de Janeiro: Intríseca, 2020.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
© Tiago Franklin Rodrigues Lucena, Eduarda Carretero Garcia, Mariana Maronezzi Brezovsky , Thiago Fanelli Ferraiol 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.