O porão do mundo

Re-encenação e sobrevivência em Pedro Costa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n1.1119

Palavras-chave:

Pedro Costa, Cabo Verde, re-encenação, Negroceno

Resumo

Compondo uma espécie de nova trilogia que revê a anterior das “cartas das Fontaínhas”, Juventude em Marcha (2006), Cavalo Dinheiro (2014) e Vitalina Varela (2019) de Pedro Costa ampliam seu foco no bairro marginal da periferia de Lisboa para as experiências da diáspora cabo-verdiana residente em Portugal e para a sua existência fraturada no tempo e no espaço, marcada pela emigração forçada, pela discriminação e pelo abandono. Mas, em vez de trabalhar essas vidas negadas apenas como material narrativo, os filmes de Costa também as incorporam na forma composicional. A natureza não consecutiva dos planos, a utilização do claro-escuro e dos limiares que fazem do invisível parte constitutiva do enquadramento e a rarefação da fala (quase sempre sob a forma de monólogos) são apenas alguns dos modos como o cinema de Costa ecoa a experiência de vida de suas personagens na própria estrutura do filme. Neste artigo, proponho que essa matriz composicional também alude (embora de forma não referencial) à dimensão histórica e geopolítica do Atlântico luso como origem do Plantationoceno colonial-moderno e do seu correlato contemporâneo, o “devir-Negro do mundo” (Mbembe, 2014).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jens Andermann, Universidade de Nova Iorque

Doutor pela Universidade Livre de Berlim e professor da Universidade de Nova Iorque. Escreve sobre artes, cinema, literatura, arquitetura e cultura latino-americana moderna em suas interseções com legados coloniais e extrativistas. Nova Iorque. Estados Unidos.

Tradutora: Bruna Carolina Carvalho, Universidade do Porto

Doutoranda em Estudos Literários, Culturais e Interartíricos na Univeridade do Porto com bolsa de Doutoramento da FCT (Ref.: 2022.13315.BD). Porto, Portugal.

Referências

CASA DE LAVA. Direção: Pedro Costa. Cabo Verde: Madragoa Filmes, Gemini Films, Pandora Filmproduktion, 1994. (110 min), son., color., 35 mm.

CAVALO DINHEIRO. Direção: Pedro Costa. Lisboa: Sociedade Óptica Técnica, 2014. (103 min), son., color., digital.

COSTA JÚNIOR, Edson Pereira da. A comunidade na expropriação: modos de alteridade no cinema de Pedro Costa. Matrizes, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 267-288, jan./abr. 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/159569. Acesso em: 28 fev. 2024.

CUNHA, Mariana; ANDRADE, Catarina. Devolver a história, materializar o trauma: Observações sobre os corpos migrantes em Cavalo Dinheiro (2014) e Vitalina Varela (2019) de Pedro Costa. Aniki, Lisboa, v.8, n. 2, p. 112-135, 2021. Disponível em: https://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/769. Acesso em: 28 fev. 2024.

DOUGLAS, Mary. Pureza e Perigo. Ensaio sobre a noção de poluição e tabu. Tradução: Sónia Pereira da Silva. 1 ed. Lisboa: Edições 70, 1991.

FERDINAND, Malcom. Uma Ecologia Decolonial: Pensar a partir do mundo caribenho. Tradução: Letícia Mei. 1 ed. São Paulo: Ubu Editora, 2022.

JORGE, Nuno Barradas. ReFocus. The Films of Pedro Costa: Producing and Consuming Contemporary Art Cinema. 1 ed. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2020.

JUVENTUDE EM MARCHA. Direção: Pedro Costa. Lisboa: Ventura Film, Contracosta produções, Les Films de L’Étranger, 2006. (156 min), son., p&b; color., digital.

LEFEBVRE, Henri. La Production de l’Espace. 2 ed. Paris: Éditions Anthropos, 1981.

LOBBAN JR., Richard A. Cape Verde. Crioulo Colony to independent nation. 1 ed. Boulder: Westview Press, 1995.

MBEMBE, Achille. Crítica da Razão Negra. Tradução: Marta Lança. 1 ed. Lisboa: Antígona, 2014.

MOORE, Jason W. Madeira, sugar, and the conquest of nature in the “first” Sixteenth century. Part I: From “Island of Timber” to Sugar Revolution, 1420-1506. Review (Fernand Braudel), Binghampton, v. 32, n. 4, p. 345-390, 2009. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/i40069683. Acesso em: 29 fev. 2024.

NO QUARTO DA VANDA. Direção: Pedro Costa. Lisboa: Contracosta Produções, IPACA, Pandora Filmproduktion, 2001. (171 min), son., color, digital.

RANCIÈRE, Jacques. Os Intervalos do Cinema. Tradução: Luís Lima. 1 ed. Lisboa: Orfeu Negro, 2012.

RANCIÈRE, Jacques. Two eyes in the night: Pedro Costa’s Vitalina Varela. Sabzian, Brussels, 14 out. 2020. Disponível em: https://sabzian.be/text/two-eyes-in-the-night. Acesso em: 29 fev. 2024.

SANTOS, Maria Emília Madeira et. al. História Concisa de Cabo Verde. Resumo da História Geral de Cabo Verde. 1 ed. Lisboa/Praia: Instituto de Investigação Científica Tropical e Instituto da Investigação e do Património Culturais, 2007.

VITALINA VARELA. Direção: Pedro Costa. Lisboa: Optec, 2019. (124 min), son., color, digital.

YUSOFF, Kathryn. A Billion Black Anthropocenes or None. 1 ed. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2018.

Downloads

Publicado

2024-07-02

Edição

Seção

Resenhas, Críticas e Traduções