Annonces

Chamada Dossiê: Públicos de cinema na América Latina e no Caribe

2024-12-17

Está aberta a chamada para submissão de artigos ao dossiê internacional “Públicos de cinema na América Latina e no Caribe”. Além de artigos, são bem-vindas contribuições relacionadas à temática para as seções Resenhas, Críticas e Traduções, Entrevistas e Fora de Quadro.

Prazo de envio: 17/02/2025

Organizadoras convidadas:
Ana Rosas Mantecón, Universidade Autônoma Metropolitana Iztapalapa, México
Bianca Salles Pires, Universidade Federal Fluminense, Brasil / Universidade Autônoma Metropolitana Iztapalapa, México
María Paz Peirano, Universidade do Chile / Universidade da Antuérpia, Bélgica

Lire plus à propos de Chamada Dossiê: Públicos de cinema na América Latina e no Caribe

Numéro courant

Vol. 13 No 1 (2024): Rebeca 25
					Afficher Vol. 13 No 1 (2024): Rebeca 25

 

 

 

 

 

 

 

 

Dossiê Cinema e Colonialismo

Imagem: Manuel de San Martin | Acervo Instituto Moreira Salles 

Publiée: 2024-07-02

Éditorial

  • Editorial

    Alex Ferreira Damasceno, Luíza Beatriz Amorim Melo Alvim , Miriam de Souza Rossini, Morgana Gama de Lima, Márcio Zanetti Negrini
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n1.1139

Présentation du Dossier

  • Cinema e Colonialismo

    Bárbara Bergamaschi Novaes, Bruna Carolina Carvalho, Michelle Sales , Victa de Carvalho Pereira da Silva
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n1.1140

Dossier

Entretiens

  • Narrativas decoloniais a emergência do Cinema Coletivo das Periferias de São Paulo

    Irislane Mendes, Wellington Amorim
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n1.1080

Compte rendu et Traductions

  • O porão do mundo Re-encenação e sobrevivência em Pedro Costa

    Jens Andermann; Tradutora: Bruna Carolina Carvalho
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n1.1119
  • O Antropoceno nos nossos apartamentos Por uma Amazônia sensível em Emanuele Coccia

    Ribamar José de Oliveira Junior
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n1.1112
  • As brancas nuvens não se desmancham no ar Uma visão antirracista do colonialismo digital

    Taynara Gregório Santos, Bruna Távora
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n1.1111
  • Uma ecologia decolonial Pensando futuros emancipatórios em um navio-mundo capaz de reunir, escutar e celebrar os encontros

    Catarina Amorim de Oliveira Andrade
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n1.1082

Hors cadre

  • Retrospectiva Sarah Maldoror Entre saberes e sabores indigestos

    Barbara Bergamaschi Novaes
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n1.1144
  • Ozualdo Candeias, um cinema da miséria

    Beatriz Pôssa de Carvalho, Manoel Ricardo de Lima
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n1.1122
  • Um épico de terror no cinema contemporâneo The Northman (2022) e a construção de atmosfera

    Luis Guilherme Comar Freza
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n1.937

Thématiques Libres

  • Trajetórias fugidias O espaço na busca pela memória no documentário

    Laís de Lorenço Teixeira
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n1.967
  • As cores na cinematografia do filme No coração do mar Uma aquarela fotográfica

    Matheus Andrade, Aline de Caldas Costa dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n1.952
  • Maniérisme dans le cinéma brésilien contemporain

    Hermano Callou
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n1.960
  • Toda Nudez Será Castigada (Arnaldo Jabor, 1972) para além de Nelson Rodrigues um encontro com O Último Tango em Paris (Bernardo Bertolucci, 1972)

    Gabriel Marques Fernandes
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n1.915
  • Mapeamento dos Cinemas Negros Brasileiros Uma análise quantitativa do campo entre os anos 2000 – 2020

    Márcio Brito Neto
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n1.916

Créditos

  • Expediente

    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n1.1138
Voir tous les numéros