Anúncios

Chamada para dossiê temático: O Audiovisual Brasileiro e as Políticas Públicas

2025-05-23

Está aberta a chamada para submissão de artigos ao dossiê O Audiovisual Brasileiro e as Políticas Públicas. Além de artigos, são bem-vindas contribuições relacionadas à temática para as seções Resenhas, Críticas e Traduções, Entrevistas e Fora de Quadro.

Prazo de submissão: 22/08/2025

Organização:

Arthur Autran Franco de Sá Neto, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

Mannuela Ramos da Costa, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

Aletéia Selonk, Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual – Forcine

Saiba mais sobre Chamada para dossiê temático: O Audiovisual Brasileiro e as Políticas Públicas

Edição Atual

v. 14 n. 1 (2025): Rebeca 27
					Visualizar v. 14 n. 1 (2025): Rebeca 27

 

 

 

 

 

 

 

Dossiê: Olhares para os públicos de cinema na América Latina

Imagem: Delia Martinez. Projeção no Gira Ambulante, Forte de San Diego, Acapulco, México.

Publicado: 2025-07-10

Editorial

  • Editorial

    Miriam de Souza Rossini , Luíza Beatriz Amorim Melo Alvim , Morgana Gama de Lima, Alex Ferreira Damasceno , Márcio Zanetti Negrini
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v14n1.1294

Apresentação do Dossiê

  • Olhares para os públicos de cinema na América Latina

    Ana Rosas Mantecón, María Paz Peirano, Bianca Salles Pires
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v14n1.1290

Dossiê

  • As telas teuto-brasileiras Cinema nas colônias alemãs de Santa Catarina (1900 – 1938)

    Bernardo Schmitt
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v14n1.1244
  • "As meninas só querem se exibir" A elite feminina de Montevidéu no centro da promoção cinematográfica

    Mariana Amieva
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v14n1.1270
  • Do palácio ao lar Mutações do cinema e os espectadores através da biografia de Manuel Puig

    Marina Moguillansky
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v14n1.1267
  • As Mostras Internacionais de Arte Cinematográfica da Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (1958-1962)

    Fabián Núñez
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v14n1.1248
  • Os cinemas da L e a revista Cine & Medios Cinéfilos de Buenos Aires entre 1960 e 1970

    Ana Broitman
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v14n1.1234
  • O agente de inteligência e o espectador cinematográfico na vigilância cultural na província de Buenos Aires (Argentina)

    Paulina Bettendorff
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v14n1.1235
  • As dinâmicas de espectatorialidade cinematográfica no cinema indígena Mebêngôkre-Kayapó

    Brener Neves Silva, Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v14n1.1233
  • Diversidade cultural na Mostra Internacional de Obras Audiovisuais sobre Patrimônio Cultural Imaterial em México

    Juan Carlos Domínguez Domingo
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v14n1.1239
  • A trajetória e a relevância estratégica do público infantil para o desenvolvimento do cinema e audiovisual brasileiro

    Arthur Fiel, Pedro Alves
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v14n1.1252
  • Hollywood entre a pirataria e a assinatura O curioso caso do México

    Alejandra Bulla, Kathleen Loock
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v14n1.1268
  • O desejo por Hollywood no Sul Global na era do declínio do império americano

    Fernando Mascarello
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v14n1.1254

Fora de Quadro

  • Ruínas de cinemas Um ensaio fotográfico sobre vestígios cinematográficos

    Talitha Ferraz, Helena Zimbrão
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v14n1.1259

Temáticas Livres

  • Modernismo e cinema O fascínio da sétima arte e o fantasma da cinematografia nacional

    Ivan Francisco Marques
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v14n1.1165
  • O realismo enquanto enfrentamento anti-hegemônico Manifestos cinematográficos na Índia e na Argentina pós-Segunda Guerra a partir de uma perspectiva global

    Ivan Araújo Lima
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v14n1.1132
  • A mulher rei Uma leitura crítica a partir da perspectiva contracolonial

    Maylla Monnik Rodrigues de Sousa Chaveiro, Carine Campos Santos , Ryan Lopes de Freitas
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v14n1.1170
  • Estruturas do protagonismo empoderado Uma análise codificada das personagens femininas no cinema de animação estadunidense contemporâneo

    Lívia Vasconcelos Guedes Rodrigues, Ivan Mussa Tavares Gomes
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v14n1.1131
  • A femme fatale em Ela e outras mulheres (2006) de Rubem Fonseca e em O lobo atrás da porta (2013) de Fernando Coimbra

    André Francisco
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v14n1.1044
  • Luz, sombra e crime A relação entre esquemas de iluminação e narrativa em O destino bate à sua porta, de Tay Garnett

    Thiago da Silva Rabelo, Rodrigo Cássio Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v14n1.1046
  • (Auto)encenação nos filmes domésticos Da pose fotográfica à espetacular

    Ana Clara Campos dos Santos, Christina Ferraz Musse
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v14n1.1133
  • Trajetória de vida em Elena Narrativas fílmicas e estratégias discursivas

    Julia Drumond Cunha, Christianne Luce Gomes
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v14n1.1142

Entrevistas

  • Conversa com Mariana Souto Métodos comparativos para os estudos fílmicos e o trabalho doméstico no cinema

    Lígia Maciel Ferraz
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v14n1.1148
  • José Luiz Sasso A reconstituição do som de Deus e o Diabo na Terra do Sol

    Michel Schettert
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v14n1.1154

Resenhas, Críticas e Traduções

  • Morte e vida de Uma história Severina Por Débora Diniz e Eliane Brum

    Walisson Oliveira Santos
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v14n1.1047

Expediente

  • Expediente

    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v14n1.1293
Ver Todas as Edições